Palavra do Domingo 03/08/2025.
Publicado em 30/07/2025
FIDELIDADE E INTENSIDADE
“Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar a si mesmo.” 2 Timóteo 2:13 Essa é a natureza imutável de Deus. Deus procura pessoas fiéis.
“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.” Salmos 101:6 E também: “…os verdadeiros adoradores que o Pai procura…”João 4:23 Isso nos ensina que Deus busca dois tipos de pessoas:
Fiéis da Terra e Verdadeiros Adoradores. Fidelidade é Constância — Intensidade é Paixão. A maturidade que Deus espera de nós está no equilíbrio entre fidelidade e intensidade. Deus valoriza quem é Fiel.
É uma virtude tão valorizada por Deus que vamos ver alguns textos na bíblia: Números 12:7 — Deus elogia Moisés diante de Arão e Miriã por sua fidelidade.
Lucas 19:17 — Quem é fiel no pouco será colocado sobre o muito.
Apocalipse 2:10 — A promessa é para os que forem fiéis até a morte. A fidelidade é como um selo e somos testados por ela principalmente na escassez:
“Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações… a provação da vossa fé (fidelidade), uma vez confirmada, produz perseverança.” Tiago 1:2-4
Provação não é desculpa para infidelidade. A fidelidade revela como reagimos, não só o que fazemos. Fidelidade precisa ser acompanhada de intensidade. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração.” Jeremias 29:13
Porém tentaram levar a arca em uma carroça puxada por bois e a consequência foi a morte de Uzá. (I Crônicas 13).
Lucas 7:36-50 Aquela mulher foi intensa, extravagante, e entregou o que tinha de mais precioso: o coração, antes mesmo do perfume caro. Enquanto Simão apenas convidou Jesus para jantar, ela o honrou de verdade. Quando decidimos viver com fidelidade e intensidade, seremos criticados — podemos nos preparar para sermos alvo de críticas de quem não está sendo.
Aquela mulher foi criticada por Simão e até acharam um desperdício quebrar um perfume caro aos pés de Jesus. Nunca será desperdício - nossas horas de oração, devoção, dias de jejum - tudo isso está sendo contabilizado pelo Senhor.
“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Salmos 116:12
Jesus se entregou por nós. Ele já nos amou primeiro. Mas Ele se agrada da nossa entrega, intensidade, fidelidade e renúncias feitas por amor. “Ele é galardoador dos que o buscam.”Hebreus 11:6 A intensidade daquela mulher marcou a eternidade: “Onde o evangelho for pregado, ela será lembrada.” (Mt 26:13) João 14:12 “Obras maiores faremos em nome Dele” — Mas antes de FAZER, precisamos SER. E antes de SER, precisamos ESTAR aos pés de Jesus.
Paulo só entendeu quem era depois de cair ao chão, ser confrontado por Jesus e ter sua identidade transformada. Depois disso, até o inferno sabia quem era Paulo: Depois de sua identidade firmada até o diabo, sabia quem era Paulo. “E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?” Atos 19:13-15 ARA O convite para nós hoje é: Vamos caminhar em Fidelidade e Intensidade - Pois a recompensa não virá de homens mas do Senhor “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Colossenses 3:23
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com