CHAMADOS PARA LIDERAR

02/12 A 07/12 DE 2024.
Publicado em 27/11/2024

São estes os reis que os israelitas derrotaram, e de cujo território se apossaram a leste do Jordão, desde o ribeiro do Arnom até o monte Hermom, inclusive todo o lado leste da Arabá: Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom. Governou desde Aroer, na borda do ribeiro do Arnom, desde o meio do ribeiro, até o rio Jaboque, que é a fronteira dos amonitas. Esse território incluía a metade de Gileade. Também governou a Arabá oriental, desde o mar de Quinerete até o mar da Arabá, o mar Salgado, até Bete-Jesimote, e mais ao sul, ao pé das encostas do Pisga. Tomaram o território de Ogue, rei de Basã, um dos últimos refains, que reinou em Asterote e Edrei. Ele governou o monte Hermom, Salcá, toda a Basã, até a fronteira do povo de Gesur e de Maaca, e metade de Gileade, até a fronteira de Seom, rei de Hesbom. Moisés, servo do Senhor, e os israelitas os derrotaram. E Moisés, servo do Senhor, deu a terra deles como propriedade às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés. São estes os reis que Josué e os israelitas derrotaram no lado ocidental do Jordão, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, que se ergue na direção de Seir. Josué deu a terra deles por herança às tribos de Israel, repartindo-a entre elas — a serra central, a Sefelá, a Arabá, as encostas das montanhas, o deserto e o Neguebe — as terras dos hititas, dos amorreus, dos cananeus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus:o rei de Jericó, o rei de Ai, próxima a Betel, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Láquis, o rei de Eglom, o rei de Gezer, o rei de Debir, o rei de Geder, o rei de Hormá, o rei de Arade, o rei de Libna, o rei de Adulão, o rei de Maquedá, o rei de Betel, o rei de Tapua, o rei de Héfer, o rei de Afeque, o rei de Lasarom, o rei de Madom, o rei de Hazor, o rei de Sinrom-Merom, o rei de Acsafe, o rei de Taanaque, o rei de Megido, o rei de Quedes, o rei de Jocneão do Carmelo, o rei de Dor em Nafote-Dor, o rei de Goim de Gilgal, e o rei de Tirza. Trinta e um reis ao todo (Josué 12)

Moisés e Josué lideraram o povo de Israel num momento muito importante de sua história: a formação como nação e a conquista de sua terra. O texto de hoje registra os reis que foram derrotados nesse processo. Se acompanharmos atentamente a trajetória de vida destes dois homens, vemos que não foi fácil tudo o que passaram, mas na maioria das situações eles foram obedientes a Deus. 

Além disso, não estavam sozinhos: os israelitas lutaram com eles, sob o comando do Senhor. Mesmo sendo bons líderes, Moisés e Josué não poderiam vencer se não contassem com a ajuda de Deus e de todo o povo. A luta era necessária para dar a Israel o que Deus tinha prometido a seus antepassados: seu próprio território. 

O relacionamento com o Senhor era a base para a liderança: os reis vencidos lutavam, na verdade, contra o próprio Deus! Infelizmente, encontramos líderes ao longo da história que procuraram vitórias pessoais em vez dos interesses do povo; alguns governaram tomando decisões que feriram o direito das pessoas; outros ainda não obedeceram a Deus, e pior: levaram seus liderados a se afastar do Senhor. 

Precisamos de líderes consagrados a Deus, que tenham um bom relacionamento com Ele. Quem é obediente aos princípios bíblicos fará prevalecer o que é melhor para o povo. Em 1 Pedro 5, Pedro orienta como os líderes da igreja devem proceder. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho (1 Pedro 5:3). Estes também não estão sozinhos, pois com a ajuda do Senhor lutarão junto com seu povo, que no fim das contas não pertence a eles, mas a Deus. 

Quando um líder se consagra a Deus e aceita ser seu servo, as pessoas reconhecem isso. Se elas veem que ele faz o bem e segue a Deus, acabam lutando junto e todos são vencedores! Todos, em algum nível, temos a responsabilidade de liderar alguém. Precisamos ser obedientes a Deus acima de tudo; e também orar por aqueles que nos lideram e lutem com eles pelo bem de todos!

 

Perguntas: 1) Partindo do princípio de que todos nós somos líderes, ou em casa, na família, no trabalho e na Igreja. Como tem sido minha liderança? 

2) Você se vê liderando para o bem de todos? Família, funcionários, irmãos na célula… 

3) Você vê cooperação de todos os liderados? O que você vê que precisa melhorar?

Final: Liderar com a ajuda de Deus e do povo é bem mais fácil, produtivo e traz benefícios a todos!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.