VALES E MONTANHAS

CULTO DO DOMINGO 24/11/2024.
Publicado em 20/11/2024

No Salmo 23, Davi começa falando de como o Senhor o conduz: Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Ele me leva para junto das águas de descanso. Ele me guia pela vereda da justiça. De repente, ele muda a narração e diz: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte. Não foi o Senhor que o levou para ali, ele mesmo foi. O Senhor certamente não conduz a ovelha para esse lugar, ela chega ali por si só.

A expressão "ainda que" significa que não precisamos necessariamente passar por esse vale. Não é algo que está determinado sobre nós. Quando o Senhor nos guia, Ele nos leva para pastos verdejantes e águas tranquilas; mas, quando caminhamos pelo nosso entendimento, sempre chegamos a um lugar de sombra e morte.

Entretanto, ainda que isso aconteça, não precisamos ficar desesperados. O Senhor é aquele que deixa as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu. Ainda que a situação seja o resultado de sua própria escolha, o Senhor não vai abandoná-lo, dizendo: "Você criou o problema, agora resolva!" Mesmo nesse vale, Deus estará com você. Quando passarmos por ele, não precisamos temer, porque o Senhor está conosco.

Gostaria de compartilhar a respeito do sentido dos vales e montanhas na Palavra de Deus. Como dá para perceber, no Salmo 23, os vales apontam para momentos de luta, queda, sofrimento e tribulação. São aqueles momentos de baixa em nossa vida espiritual. Em oposição aos vales, as montanhas representam nossas maiores vitórias e momentos de elevação espiritual.

O vale da tribulação. E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança: será ela obsequiosa como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito (Oséias 2:15). Acor é uma referência a Acă, aquele que tomou das coisas consagradas ao Senhor quando o povo conquistou Jericó. Significa inquietação, perturbação ou distúrbio.

A promessa de Deus é que, no seu vale de inquietação, Ele colocará uma porta de esperança. A sua porta não é encontrada na sua montanha, mas está lá embaixo no vale. Montanhas sempre nos falam de boas experiências, bênçãos e glória, mas o vale é o lugar da luta espiritual, da provação. O que você pode esperar no meio do vale? O inimigo pode estar dizendo que você vai ficar no vale, mas a promessa é que passaremos por ele.

Quando estiver passando pelo vale, procure pela porta da esperança. Você abre a porta quando espera pelo melhor de Deus. Ignore os destruidores de sonhos, os demolidores da fé, os que só falam de derrota. Não tenha medo, apenas creia.

Você se lembra do que disseram a Jairo? Não incomode mais o Mestre, a sua filha está morta, a situação está acabada, o seu negócio está quebrado, o seu casamento está terminado, nada mais pode ser feito". Ouça o que o Senhor lhe disse: Não temas, crê somente (Marcos 5:36). Entre na porta da esperança, o seu casamento será restaurado, o seu negócio será salvo, a situação vai mudar completamente. O seu futuro é brilhante. Não temas, creia somente!

O Deus dos vales. No livro de Reis, lemos a respeito de um evento muito interessante. Naqueles dias, Elias havia derrotado os profetas de Baal no monte Carmelo, e Acabe era rei de Israel. Isso aconteceu em 1 Reis 18 e 19, mas poucos conhecem a história que aconteceu logo no capítulo seguinte.

A Palavra do Senhor diz que Ben-Hadade, rei da Síria, juntou outros 32 reis com ele e veio pelejar contra Israel. Ele é um tipo do diabo e ilustra o que o diabo faz quando vem contra nós. Ben-Hadade, rei da Síria, juntou todo o seu exército; havia com ele trinta e dois reis, e cavalos, e carros. Subiu, cercou a Samaria e pelejou contra ela. Enviou mensageiros à cidade, a Acabe, rei de Israel, que lhe disseram: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus (1 Reis 20:1-3). Isso é exatamente o que o inimigo diz quando vem nos atacar: "A sua saúde é minha, os seus filhos são meus, o seu cônjuge é meu, o seu dinheiro é meu". O que você faz diante disso?

Deus enviou um profeta ao rei Acabe: Eis que um profeta se chegou a Acabe, rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão? Pois, hoje, a entregarei nas tuas mãos, e saberás que eu sou o Senhor. Perguntou Acabe: Por quem? Ele respondeu: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos chefes das províncias. E disse: Quem começará a peleja? Tu! respondeu ele. Então, contou os moços dos chefes das províncias, e eram duzentos e trinta e dois; depois, contou todo o povo, todos os filhos de Israel, sete mil (1 Reis 20:13-15).

O exército de Israel era de 7.232 soldados, mas Ben-Hadade vinha com mais 32 reis. Acabe pergunta ao profeta por meio de quem o Senhor entregaria os inimigos, e a sua resposta é maravilhosa: "Por meio dos jovens". Veja, no entanto, que nem eram jovens comuns, eram príncipes, governantes. Hoje, na Nova Aliança, fomos feitos reis e sacerdotes.

Os jovens são príncipes do Senhor, e a promessa é que o inimigo cairá diante dos jovens. Contudo, não é diante de qualquer jovem, mas apenas diante daqueles que entendem a sua realeza. Os jovens são os primeiros a sair contra o diabo. Sempre tenho dito que o mover está com os jovens. Eles são sempre os primeiros a receber as coisas de Deus. Precisamos que os jovens se posicionem hoje. Haverá despojo nessa batalha.

Deus é o Deus dos improváveis. Ele usa um garoto para derrotar o gigante Golias; uma queixada de jumento para matar mil por meio de Sansão; trezentos vasos de barro com uma luz dentro para derrotar milhares. Deus usa o fraco para confundir o poderoso. Esses 232 jovens liderando a batalha junto com 7 mil soldados derrotaram um exército de muitos milhares.

O rei da Síria, então, fugiu e certamente começou a questionar onde havia falhado, afinal eles eram em muito maior número. Ele concluiu que a razão era porque o Deus de Israel era um Deus de montes, mas se eles lutassem contra Israel no vale, então poderiam vencer a guerra. Os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejemos contra eles em planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles (1 Reis 20:23).

O que isso significa? O inimigo está dizendo que, quando estamos passando por um vale em nossa vida, Deus nos deixa sozinhos. Diz que Ele somente pode nos ajudar quando a nossa vida é correta, santa e sem pecado, que o Senhor não nos ajuda quando estamos sujos, quando agimos errado e bagunçamos tudo lá embaixo no vale. Ele diz que o problema que estamos enfrentando é algo que nós mesmos produzimos, portanto Deus não fará nada sobre isso. Primeiro, precisamos sair do vale e subir a montanha, pois somente ali Deus nos ajudará. Esta é a maneira como o mundo vê Deus e infelizmente é a maneira também como muitos pastores ensinam.

O diabo entende a justiça de Deus, mas não entende a sua graça e nem o seu amor. A afirmação dele é que Deus somente o ama quando você se comporta bem. O que o diabo está dizendo é que Deus é o Deus das montanhas, mas não é Deus dos vales. Entretanto, no meio dessa crise, precisamos sustentar o testemunho de que o nosso Deus é também o Deus do vale sombrio e até escuro. O Senhor, então, envia o profeta novamente para dizer a Acabe que, dentro de um ano, o inimigo voltaria (v. 22).

Decorrido um ano, Ben-Hadade passou revista aos siros e subiu a Afeca para pelejar contra Israel. Também aos filhos de Israel se passou revista, foram providos de víveres e marcharam contra eles. Os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os siros enchiam a terra. Chegou um homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os siros disseram: O Senhor é deus dos montes e não dos vales, toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos, e assim sabereis que eu sou o Senhor (1 Reis 20:26-28)

O Senhor disse que, só porque falaram que Ele não era o Deus dos vales, Ele daria vitória ao povo de Israel. Deus apenas demonstrou a todas as gerações que Ele se importa quando estamos no vale da sombra da morte. Ele é Deus nas montanhas e nos vales também. Israel era como dois pequenos rebanhos de cabras, mas os inimigos enchiam a terra. Só os que foram mortos em batalha eram mais de 100 mil. Sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros. Ao sétimo dia, travou-se a batalha, e os filhos de Israel, num só dia, feriram dos siros cem mil homens de pé (1 Reis 20:29).

Dessa vez, eles lutaram no vale, e o Senhor destruiu todo o exército inimigo. É verdade que temos as nossas melhores experiências com Deus em cima nas montanhas. No Evangelho de Mateus, por exemplo, há sete montes mencionados, e cada um deles tem um sentido espiritual.

Em Mateus 5-7, o Senhor pregou o seu maior sermão num monte, por isso é conhecido como o Sermão do Monte. Entretanto, logo em seguida, Ele desce do monte e a primeira pessoa que encontra é um leproso. O Senhor sempre desce no vale para purificar as pessoas da lepra do pecado.

Em Mateus 17, o Senhor foi transfigurado num monte. Ali Ele revelou toda a sua glória. No entanto, assim que desce do monte, encontra lá embaixo, no vale, um garoto endemoniado que ninguém podia libertar. Ele desce sempre para libertar os cativos.

A montanha é o lugar da comunhão com Deus, o lugar da vitória, onde vemos a sua glória, mas o Senhor sempre vem ao nosso encontro quando estamos no vale. Mesmo Davi derrotou Golias no vale, chamado Vale de Elá. Portanto, o Senhor também nos dá vitória no vale.

O vale do Rei. Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei. Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo (Gênesis 14:17-20). Melquisedeque é um tipo do Senhor Jesus. Ele era rei de Salém, que é Jerusalém.

Quando Abraão voltava da sua luta contra quatro reis, o rei de Sodoma saiu ao seu encontro no vale de Savé. Esse vale ficava ao lado de Jerusalém e depois ficou conhecido como vale de Cedrom. A palavra Cedrom significa "escuro". É o vale da sombra.

Podemos dizer que o vale de Savé é o mesmo Cedrom, porque, muito depois, Absalão edificou uma coluna no vale do rei. Ainda hoje, há um monumento ali a Absalão, no vale de Cedrom (2 Samuel 18:18).

O rei de Sodoma é o diabo, e ele sempre vem nos encontrar no vale da sombra. Abraão estava cansado da batalha e, nessas circunstâncias, ele estava mais vulnerável, mas veio também encontrá-lo o rei Melquisedeque, e ele trouxe pão e vinho. Estes são os elementos da ceia. O rei nos faz participar da sua mesa justamente quando atravessamos o vale.

É interessante que muitos irmãos deixam de participar da ceia justamente quando estão no vale. Eu creio que é justamente nessa hora que mais precisamos da comunhão. Veja a si mesmo recebendo o pão e o vinho das mãos do Senhor. Ele é que vem até você, e não você que vai a Ele.

Quando isso acontece, o vale de Savé ou Cedrom se transforma no vale do Rei, simplesmente porque o Rei desce até o vale para nos encontrar lá. O vale da sombra da morte se transformou no vale do Rei por causa do pão e do vinho.

Muito tempo depois, num jardim que fica no pé do Monte das Oliveiras, bem defronte desse vale, o Filho de Deus suou gotas de sangue sobre a terra. O lugar se chamava Getsêmani, que significa "prensa do óleo". Ali Ele foi espremido e liberou óleo misturado com sangue. Quando o Senhor suou sangue, ali também havia o seu próprio suor misturado. Hoje, no vale do Rei, nós temos o pão e o vinho, mas agora temos também o óleo. O Espírito foi liberado sobre nós.

Voltando para o Salmo 23, vemos que, logo depois de atravessar o vale da sombra da morte, o Senhor prepara uma mesa para nós na presença dos nossos adversários. Quando você estiver atravessando o vale, procure pela mesa. Haverá uma mesa posta para você. Essa mesa é também a porta da esperança. O seu futuro pode ser diferente. Deus vai mudar a sua história.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.