CEGOS

29/07 A 03/08 DE 2024.
Publicado em 26/07/2024

Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes perguntou: Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? Que coisas? Perguntou ele. O que aconteceu com Jesus de Nazaré, responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.  Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram. Ele lhes disse: Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante.  Mas eles insistiram muito com ele: Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando. Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão (Lucas 24:13-35)

Imagine você, fazendo sua primeira viagem de avião. Para fazer uma viagem de Navegantes a São Paulo. Imagine, provavelmente nem dormiria de emoção. Colocaria sua melhor roupa e se prepararia para a tão sonhada viagem. 

Você se lembraria como se fosse hoje da grande experiência vivenciada naquela oportunidade. Mas, chegando ao aeroporto, recebeu a informação que seu voo já havia partido e o próximo estava previsto apenas para o dia seguinte.

Que frustração! O estresse e o desespero aumentavam e, por ser "marinheiro de primeira viagem", pensava que perderia a passagem também. Ficaria completamente cego, perplexo e desorientado. Somente depois de algumas horas perceberia que não estava sozinho: um jovem "atrasadinho" perdera o mesmo voo. Estávamos na mesma situação, mas nosso problema estava nos deixando cegos a ponto de não nos reconhecermos, depois descobre que aquele desconhecido era um amigo que você não via há muitos anos. Para resumir a história, como Deus estava no controle da situação, tudo foi solucionado e o seu compromisso em São Paulo foi adiado. Comprovadamente, as adversidades daquele momento estavam "cegando nos nossos olhos".

Lucas 24:13-35 apresenta uma situação parecida. Dois homens caminhavam em direção a Emaús. Jesus havia sido crucificado e eles conversavam sobre estes últimos fatos (v.14). Estavam andando ao lado do próprio Cristo, mas não sabiam. Somente depois que seus olhos foram abertos eles o reconheceram (v.31).

Quantas vezes em nossa vida deixamos as adversidades, os problemas e as desilusões "cegarem os nossos olhos"? Continuamos nossa caminhada, mas às vezes estamos tão desanimados e entristecidos que não percebemos a presença de Cristo ao nosso lado. Então, busque o Senhor enquanto ele está perto (Isaías 55:6) e ouça a voz de Deus em todas as circunstâncias.

 

Perguntas: 1) Você já passou por alguma situação, que se sentiu completamente às cegas, e que dependeu de Jesus e a solução foi mais fácil do que você esperava? Compartilhe.  

2) O que você acha que precisa fazer para não mais andar às cegas?  

Final: Jesus sempre está ao nosso lado, nós é que não o reconhecemos! Não estava queimando o nosso coração enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? (Lucas 24:32)

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.