FAMÍLIA FELIZ

15/07 A 20/07 DE 2024.
Publicado em 12/07/2024

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito… Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor (Efésios 5:22-6:4)

Vivemos um tempo de desconstrução da família. Muitos consideram que a família tradicional "não existe mais" ou "está ultrapassada". Como viver de maneira cristã em um ambiente tão liberal, que desconsidera os grandes ensinamentos a respeito da vida familiar que encontramos na Bíblia, que encontramos em Efésios 5 e 6

No entanto, antes de ensinar que a esposa deve ser submissa ao marido, que este tem a obrigação de amar sua mulher, que os filhos precisam obedecer seus pais e que os pais também não devem provocar seus filhos à ira, o apóstolo Paulo, que escreveu essas recomendações, diz que o cristão deve ser imitador de Deus, que precisa viver o mesmo amor que Jesus demonstrou e que tem de permitir que o Espírito o encha completamente. Tudo isso resulta em sujeitar-se uns aos outros. Só então, como consequência, podemos viver bem em família.

Quer gostemos disso ou não, Deus é soberano. O salmo 127, deixa isso claro, como expressou Calvino: Este salmo nos mostra que a ordem da sociedade, política ou familiar é mantida tão somente pela bênção de Deus, e não pela habilidade, diligência ou sabedoria dos homens. Por mais que se tenha boas intenções ao construir uma família, o que garante o sucesso não são as próprias habilidades e forças, mas a atuação do Senhor. Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Salmo 127:1a.

Nós precisamos de Deus, pois nenhum ser humano é autossuficiente. Isso nunca pode ser esquecido, e por isso Deus disse a Moisés: Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar (Deuteronômio 6:6-7). Só quando todas as palavras de Deus forem observadas é que o lar será feliz.

 

Perguntas: 1) Você acredita que Efésios 5:22-6:4, é a receita para uma família feliz?  

2) Na sua visão, como está sua família hoje? fale um ponto positivo, coisas que sua família é forte, e um negativo, coisas que sua família precisa melhorar.  

3) O que você vai fazer com relação aos pontos negativos? Qual atitude você tomará para uma mudança?

Final: Para ser realmente feliz e saudável, uma família precisa submeter-se totalmente a Deus.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.