MEDO

24/06 A 29/06 DE 2024.
Publicado em 19/06/2024

Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor (1 João 4:15-18)

Imagino que qualquer pessoa sinta medo em algum momento da vida. Uns mais, outros menos. As situações variam: o que causa pavor em fulano pode não significar nada para sicrano. O medo também pode ser paralisante e impedir a pessoa de tentar algo novo, de fazer amizades, de trocar de emprego, de dormir direito. Às vezes, o motivo é justo, como o temor de ser assaltado. Esse tipo de receio é até bom, pois pode nos preservar de grandes danos. Mas muitos dos medos que nos afetam todos os dias acabam dificultando nossa vida desnecessariamente.

O medo mais prejudicial de todos é o de obedecer a Deus. O ser humano detesta perder o controle sobre sua vida, mas se submeter ao Senhor significa exatamente isso: não dominar mais nenhum aspecto dela. 

É Deus, por meio de sua Palavra, quem passa a determinar cada decisão, passo, pensamento e atitude. Isso é o que Ele espera de Seus filhos. No entanto, como é difícil! Muitas vezes, temos a impressão de que Deus vai exigir de nós justamente o que menos queremos fazer. Por via das dúvidas, tentamos manter as rédeas em nossas mãos. Mas, como mesmo assim é impossível controlar tudo (pois, como já disse Jesus em Mateus 6:27, quem de vocês... pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?), lá vem o medo do que o futuro trará.

A única solução para o medo está em 1 João 4:15-18: Deus é amor... No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo. Crer em Deus significa também não se deixar controlar mais por temores, sejam eles quais forem. Para cada temor que nos assalta, Ele já tem a solução. Mesmo que depositar esse tipo de confiança no Senhor pareça ser amedrontador como um salto no escuro, anime-se: não faltam na Palavra de Deus encorajamentos como em Isaías 41, Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei (Isaías 41:13). Por isso, não tema! O amor de Deus cura qualquer medo.

 

Perguntas: 1) O que lhe dá mais medo hoje?

2) Sabemos que o quanto oramos, mostra o quanto somos dependentes de Jesus. Você apresenta a Jesus seus medos e dificuldades? Com que frequência?

3) Você já descobriu esse “Lugar” de descanso (Jesus). Você sabe que é nesse “Lugar” que você vence o medo?  

Final: Deus é fortaleza, refúgio, auxílio, libertador, bondoso, imutável e eterno: confiar Nele acaba com o medo.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.