COISAS BOAS

CULTO DO DOMINGO 21/04/2024.
Publicado em 15/04/2024

Desde que o homem pecou, ele tem experimentado todas as consequências do pecado, como doença, morte, depressão, opressão e miséria. Assim, ele passou a viver numa posição de maldição. Mas Deus nos amou de tal maneira que não permitiu que continuássemos nesse estado, então nos enviou o Seu Filho Jesus para tomar o nosso lugar.

Essa é a metade da mensagem do evangelho. Em muitos lugares, prega-se apenas essa metade, que o Senhor veio para nos salvar e nos redimir do pecado. No entanto, a Bíblia diz que o Senhor tirou o povo de Israel do Egito para levá-lo para a terra prometida. Tirar do Egito é apenas metade da história. Agora precisamos ser introduzidos na terra.

A metade do evangelho é que Deus colocou em Cristo tudo o que você e eu merecíamos, como doença, depressão, fracasso, miséria e maldição. A outra metade é que tudo o que Jesus merece você pode receber hoje.

Essa é a troca da aliança. Todas as coisas se tornam comuns entre os parceiros de aliança. Cristo recebeu tudo o que era nosso, e nós hoje, pela fé, recebemos tudo o que é Dele.

Agora não estamos mais na posição da maldição. O Senhor se tornou na cruz tudo o que merecíamos. Uma vez que tomou o nosso pecado, Ele deve sofrer toda a punição do pecado.

O Senhor se fez pecado porque cometeu pecado? Claro que não! Deus colocou o nosso pecado sobre Ele. E você se torna justo hoje por causa da Sua obediência aos mandamentos? Não. Deus colocou a justiça de Cristo em nós. Essa é a troca do Calvário.

Cristianismo não é o que você renuncia ou o que você faz, cristianismo é o que você recebe. Tudo começa quando você recebe. E depois a vida cristã é vivida recebendo sempre.

Deus Pai virou as costas para Jesus para que hoje Ele nunca vire as costas para você. Na cruz, Ele chamou o Pai de "meu Deus" para que hoje você possa chamá-Lo de "meu Pai". Deus lançou sobre Cristo a maldição que era sua para que você receba toda sorte de bênção. As trevas vieram sobre Ele para que a luz resplandeça em você.

Assim, a metade do evangelho é que Cristo levou sobre si tudo o que era nosso, mas a outra metade é que hoje podemos receber tudo o que pertence a Ele, tudo o que Ele merece.

Por causa da grande troca, nós hoje estamos na posição do favor e da graça. Isso significa que você não precisa mais viver abatido e deprimido, esperando que coisas ruins aconteçam. Se você continuar vivendo na expectativa de coisas ruins e pensando que Deus não o ama, na verdade, você está afastando tudo o que Ele fez por você. Está dizendo que você ainda é aquele velho homem debaixo de maldição.

Este é o ponto que muitos cristãos não entendem: eles creem que o Senhor fez a obra por eles na cruz, mas agora não entendem como essa obra afeta sua vida. Você precisa entender que agora está na posição do favor. Aonde quer que você vá, estará debaixo da graça.

Deus quer que você enfrente os desafios da vida crendo que vai receber tudo o que o Senhor Jesus merece. Simplesmente faça essa pergunta a si mesmo: "Se Deus realmente me trata da maneira como trata o Senhor Jesus, o que eu posso esperar na minha vida neste ano?"

É verdade que nenhum de nós sabe o que vai acontecer no futuro, mas creio que vou receber aquilo que o Senhor Jesus merece. Não estou dizendo que não terei problemas, mas, mesmo quando eles vierem, vou ter paz e segurança no meio da luta, porque terei o que o Senhor merece.

Uma vez que você assume essa atitude e tem um pensamento como esse, o diabo não terá espaço em sua vida. O inimigo quer que você se concentre naquilo que você merece, porque, nessa posição, ele sempre tem uma acusação a fazer. Entretanto, quando se trata de Cristo, ele não pode dizer nada.

Espere que coisas boas aconteçam com você não porque você merece, mas porque o Pai o ama. Você presume que merece a bênção porque hoje fez boas obras e foi super santo, mas ainda assim o inimigo vai achar uma pequena falha e dali vai minar toda a sua fé. Nunca duvide do quanto você é amado. Nunca duvide de que você pode receber aquilo que Cristo merece.

Esperança não é pensamento positivo. A esperança bíblica é diferente daquilo que o mundo chama de esperança. A esperança no mundo é apenas um otimismo. Eles não têm certeza de que aquilo que esperam realmente vai acontecer. A esperança bíblica não é um talvez sim, talvez não. É uma completa certeza e convicção de que o bem virá. É uma expectativa segura de que coisas boas vão acontecer. E vai acontecer por causa do Senhor.

O mundo sempre lhe dirá que você não deve ter grandes expectativas para não ficar frustrado, mas a Palavra de Deus diz que você deve crer no Senhor e esperar coisas grandiosas. Sei que as coisas de Deus procedem de fé, mas não existe fé sem esperança. Na verdade, a fé é a certeza de coisas que se esperam. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. (Hebreus 11:1).

Ele abençoa você por causa da aliança. Nós entramos numa aliança na qual Deus nunca pára de nos fazer o bem. Não se trata apenas de uma promessa, mas de uma aliança. Uma aliança não pode ser mudada e nem revogada. Nós estamos na nova aliança, na qual o Senhor promete nunca deixar de nos fazer o bem. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem; plantá-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma (Jeremias 32:40-41)

Fazer o bem é bom, mas a maneira como o fazemos é também importante. O Senhor não nos faz o bem de mau humor ou contrariado, mas com alegria. O pai do filho pródigo não o recebeu com a cara amarrada, mas correu, abraçou-o e o beijou afetuosamente. Veja como o pastor da centésima ovelha se alegrou quando a encontrou. Deus tem prazer em ver a sua prosperidade. Espere por aceleração de riqueza neste ano. A verdade é que Ele se alegra em nos dar coisas boas. Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o Senhor, que se compraz na prosperidade do seu servo! (Salmo 35:27)

A esperança não desaponta. A bondade de Deus está sempre fluindo sobre a nossa vida. O problema é que nem sempre desfrutamos dessa bondade. E o que impede o desfrute da bondade de Deus? É a crença errada a respeito Dele.

Nunca pense que Deus começou a ser bondoso com você no momento em que você creu que é justo pela fé. Ele já era bom antes, mas você não desfrutava disso. E o motivo são as crenças erradas. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança (Romanos 5:1-4).

No versículo 1, Paulo diz que nós acessamos a graça pela fé. É preciso ter uma fé correta para ter acesso ao favor de Deus. Mas as tribulações vêm, e Paulo diz que a experiência produz esperança. Se permanecermos firmes na crença correta, a graça faz com que, mesmo no meio da tribulação, tenhamos esperança de que a bênção vem.

No versículo 5, lemos que a esperança não desaponta, porque o amor de Deus foi derramado em nós. Quando sabemos que somos amados, a esperança explode em nosso coração.

Quanto mais ficamos conscientes do amor de Deus, mais certeza temos de que a esperança se realizará. Espere no Senhor coisas tremendas para este ano. Coisas boas acontecem com aqueles que sabem que são amados. No fim, as tribulações serão a nossa glória. A glória de Davi foi Golias. Mas precisamos ficar firmes nessa graça pela fé. É por isso que Paulo diz que nos gloriamos nas tribulações.

Prepare-se para a benção. Em Isaías 53, temos a descrição da obra do Senhor no Calvário. E, logo em seguida, no capítulo 54, temos uma palavra de certeza do Senhor. Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor. Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas. (Isaías 54:1-3).

A mulher estéril aqui é apenas uma ilustração da falta de frutos, falta de resultados, mas também representa aquele que está doente, pobre ou necessitado de qualquer coisa. A ordem do Senhor é: "Cante! Aja como se já tivesse recebido a bênção! Seja positivo! Espere confiantemente pelo milagre do Senhor!" Cantar, no entanto, não é exatamente algo que mulheres estéreis querem fazer do ponto de vista do mundo, porém precisamos ter a perspectiva divina.

A tenda aqui aponta para a casa, mas em nosso caso pode ser o local de reunião da igreja. É tempo de alargar e bater novas estacas. Quem era estéril vai ter muitos filhos. A bênção, na verdade, vem no versículo 3. Tudo o que veio antes era uma preparação para a bênção. Alargue o espaço da sua tenda antes de crescer. Declare a bênção antes de vê-la. Cante antes de nascerem os filhos. Prepare-se para a bênção que está vindo!

Espere por muitas coisas boas. A fé é a certeza de coisas que se esperam. Sem esperança, não há fé. Encha o seu coração de grandes expectativas, não porque você merece, mas porque você vai receber o que Cristo merece. A maneira de Deus nunca é: veja primeiro e depois desfrute, mas é sempre: comece a desfrutar por fé agora e depois você vai ver a bênção. Creia primeiro e então você verá.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.