SEM PROBLEMAS

11/03 A 16/03 DE 2024.
Publicado em 06/03/2024

Três vezes no ano me celebrareis festa. Guardarás a Festa dos Pães Asmos; sete dias comerás pães asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; ninguém apareça de mãos vazias perante mim. Guardarás a Festa da Sega, dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a Festa da Colheita, à saída do ano, quando recolheres do campo o fruto do teu trabalho. Três vezes no ano, todo homem aparecerá diante do Senhor Deus. Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem ficará gordura da minha festa durante a noite até pela manhã. As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do Senhor, teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite da sua própria mãe (‭‭Êxodo 23:14-19)

E se pudéssemos sair de casa totalmente seguros de que não encontraríamos nenhum problema ao voltar? Nada de estragos causados por temporais, incêndios, desabamentos, roubos, animais peçonhentos... Essa garantia de proteção total que gostaríamos de ter foi dada pelo próprio Deus aos israelitas (Ninguém tentará conquistar a terra de vocês durante as três festas, quando vocês vierem me adorar (Êxodo 34:24b NTLH)). Conforme vimos em Êxodo 23, três das festas religiosas que o Senhor tinha estabelecido deveriam ser celebradas por todo o povo numa reunião solene no lugar de adoração, o que exigia uma peregrinação até lá.

Assim, adiantando-se ao possível receio deles de que não seria seguro deixar suas terras devido ao perigo de serem tomadas em sua ausência, Deus garantiu: podiam ir tranquilos, pois os outros povos não se aproveitariam disso para retomar Canaā.

Para os israelitas, tudo deveria ser um ato de fé, inclusive as festas. A vida diária relacionava-se à aliança com Deus mediante orientações específicas quanto a alimentos permitidos e proibidos, saúde, higiene e rituais de adoração. Já a obediência na viagem para as festas era uma prova de que confiavam que Deus protegeria suas terras; além disso, demonstravam que adorar a Deus era mais importante que bens materiais (mesmo que fossem tudo o que o adorador possuía).

E nós, que, apesar do cuidado divino, não temos a garantia de encontrar nossas casas como as deixamos, como lidamos com isso? Saímos tranquilos ou ficamos o tempo todo pensando nos nossos bens e temendo que algo ruim aconteça? No caso dos cristãos, devido à sua aliança com Deus, obediência e adoração deveriam ser mais importantes que tudo!

A vida com Deus é um constante teste de fé: vamos confiar Nele ou viver com medo? Se Ele é dono de tudo e quem nos dá a capacidade de trabalhar e adquirir bens, porque tememos perder o que temos, no fim das contas, nem nos pertence?

 

Perguntas: 1) Em sua caminhada com Jesus, muitas vezes já ouviu que precisa confiar Nele. Você acha que já melhorou nisso? Explique.

2) Você se acha uma pessoa liberta do mundo? Explique.

3) Hoje o que você está fazendo para melhorar sua condição como cristão?

Final: Confiança no amor de Deus e medo de perder o que Ele nos dá não combinam.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.