O ESPÍRITO DE INTIMIDAÇÃO

CULTO DO DOMINGO 14/01/2023.
Publicado em 09/01/2024

A fim de reconhecer a intimidação e lidar com ela, precisamos estar esclarecidos sobre dois pontos. Em primeiro lugar, o medo, ou timidez, é um espírito, e em segundo lugar, ele não provém de Deus. Porque Deus não nos deu espírito de timidez (2 Timóteo 1:7).

A palavra grega para espírito nesta passagem é pneuma, que é a mesma palavra usada para o Espírito Santo ou o espírito do homem ou um demônio, de acordo com a concordância de Strong. Assim, a intimidação não é uma atitude ou uma disposição. É um espírito.

Por se tratar de um espírito, a intimidação não pode ser combatida no nível do nosso intelecto ou vontade. Ter uma atitude mental positiva não vencerá a intimidação. Resistência espiritual requer auxílio espiritual. Ela precisa ser tratada na esfera do espírito.

Pense nisto: Por que pessoas que são inteligentes e fisicamente fortes têm dificuldades com a intimidação, geralmente por parte de alguém ou de algo mais fraco tanto no corpo quanto na mente? Talvez tudo esteja bem, mas elas vivem com um temor constante de que as circunstâncias mudem para pior. Elas gastam todo o seu tempo e energia se preocupando e tentando se proteger contra o que talvez nunca venha a acontecer. É impossível desfrutarem do presente porque sentem um enorme medo do futuro. Isto não faz sentido, mas não importa o quanto você racionalize com elas, o medo delas persiste. Elas têm um espírito de timidez, ou de medo. Elas não estão lutando contra a fraqueza natural, mas contra a fraqueza espiritual.

Em seguida, pense nos homens e mulheres que parecem que sempre conseguem o que querem. A estatura ou o grau de educação deles não importa. Pode ser que eles não ocupem nenhuma posição de autoridade, no entanto, aqueles que os cercam recuam e cedem a eles. Por quê? É simples. Eles controlam os outros por meio de um espírito de intimidação. Eles aprenderam a usar a intimidação em vantagem própria.

Um espírito controlador. Elias não teve medo da nação de Israel quando os israelitas haviam se entregado à adoração a Baal. Que coragem tremenda, um homem contra uma nação! Ele também não se assustou com os oitocentos e cinquenta falsos profetas. Que determinação! Um profeta contra quase mil líderes religiosos! Ele também não estava nem um pouco preocupado com a ira do rei de Israel. Tudo isto seria mais do que a maioria das pessoas poderia suportar. Entretanto, ele permitiu que uma mulher o intimidasse ao ponto de fugir e querer morrer! Não faz sentido. 

Na verdade, este era um conflito espiritual de tamanha magnitude que a nação, o rei e os falsos profetas pareceriam quase nada se comparados a ele. Elias enfrentou em Jezabel um forte e controlador espírito de intimidação que o rei e os falsos profetas não tinham. O que as Escrituras revelam sobre a natureza desse espírito.Sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, perguntou: Há paz, Jeú? Ele respondeu: Que paz, enquanto perduram as prostituições de tua mãe Jezabel e as suas muitas feitiçarias? (2 Reis 9:22).

Não tropece na palavra feitiçaria. Não cometa o erro de pensar em uma mulher com uma verruga no nariz voando em uma vassoura, lançando maldições e usando poções mágicas. Uma pessoa exerce feitiçaria quando procura ter o controle. Sim, há uma forma de feitiçaria que conjura espíritos demoníacos. Entretanto, a feitiçaria não se limita a isto. Paulo repreendeu a igreja dos Gálatas: Gálatas insensatos! Quem foi o feiticeiro que os sugestionou e pôs em vocês esse encantamento ruinoso? (Gálatas 3:1 ABV). Esse encantamento não provinha de poções ou mágicas. Paulo estava se referindo aos mestres que os haviam persuadido a desobedecer ao que Deus havia claramente revelado a eles. Esses mestres não eram mestres do ocultismo, mas tinham um espírito controlador.

Jezabel tinha tamanho espírito de controle e intimidação que o rei, os líderes e todo o povo de Israel se submeteram a ela. Até Elias se submeteu a esse espírito e fugiu para salvar sua vida. Quando você permite que o medo entre em seu coração, estas são algumas das coisas que você se posiciona para perder: a paz, a confiança, a coragem, a tolerância, o heroísmo, a determinação e a segurança. E a lista continua.

Os espíritos de controle e intimidação na igreja. Em nossas igrejas, existem aqueles cujos corações não estão retos diante de Deus. Eles intimidam a liderança para conseguir o que querem. Eles fingem ser submissos até que as coisas não saiam do jeito deles. Quando a liderança é fraca, são eles que governam a igreja.

Espírito de intimidação e controle. Os crentes precisam aprender a viver no Espírito. O Espírito de Deus revelará contra o que você está lutando. Sem discernimento, concentraremos a nossa atenção nos efeitos colaterais. Se não reconhecermos com o que estamos lidando, vamos começar a perguntar a nós mesmos: Por que estamos sentindo depressão? Será que deveria estar fazendo o que estou fazendo? Será que já não tenho mais este chamado? Será que deveria deixar o ministério? Se continuarmos com esta linha de raciocínio, não seremos capazes de cumprir o chamado de Deus para nossas vidas, e é exatamente isto que o espírito de intimidação e controle quer.

E estes princípios se aplicam a todas as áreas da nossa vida. A intimidação é um espírito e precisa ser tratado como tal. Se tentarmos lutar as batalhas espirituais com armas carnais, na melhor das hipóteses ficaremos frustrados, e na pior delas, sairemos feridos e derrotados. Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:3-5).

O inimigo chamado intimidação ataca a nossa alma, e ele não é derrotado através da psicologia ou do pensamento positivo. A nossa arma contra a intimidação é a espada do Espírito: "permanecendo firmes na Palavra de Deus" (Efésios 6:17)! Como veremos na próxima ministração, confrontar a intimidação despertará o dom de Deus dentro de você.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.