19/10 A 25/10 2025
Publicado em 15/10/2025
Oferta: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me. Mateus 19:21
O jovem rico é desafiado a buscar a perfeição (total dedicação a Deus). Jesus pede que ele venda seus bens e os distribua aos pobres para remover o apego material, que era seu maior obstáculo. A condição é: troque o tesouro terrestre por um tesouro no céu e, então, dedique-se totalmente a segui-Lo.
Rute era moabita, de um povo sob maldição, excluído da congregação de Israel até a décima geração (Deuteronômio 23:3). Alegoricamente, ela nos representa: quem não era povo, mas foi alcançado pela graça de Deus e inserido na genealogia de Jesus.
A história se inicia nos sombrios dias dos Juízes, quando a desobediência e a falta de liderança levavam ao caos, e “cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25). A fome veio à "Casa do Pão" (Belém) e Elimeleque, com Noemi e seus filhos, fugiu para Moabe (Rute 1:1-2). Longe da presença de Deus, Elimeleque e seus filhos (Malom e Quiliom,) faleceram, provando que buscar a solução fora de Deus gera perdas.
Ao ouvir que o Senhor havia se lembrado de Seu povo e lhes dado pão, Noemi volta, e Rute a acompanha. Rute se encontra colhendo espigas nos campos de Boaz, um parente rico e solteiro, cujo nome significa "nele há força" – o nosso tipo de Cristo, o Parente Remidor.
Rute, em humilde adoração, pede a Boaz que a cubra com suas "asas" (capa), um pedido de redenção e casamento: “Disse ele: Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador. Disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha, melhor fizeste a tua última benevolência que a primeira...” (Rute 3:9-10).
A Lei, o parente remidor mais próximo que não podia nos salvar, desistiu de seu direito, tirando o sapato (Rute 4:7). Boaz, nosso Jesus, declara ter comprado de volta tudo o que foi perdido. O casamento de Rute e Boaz gera Obede, que se torna avô de Davi. O nome Boaz, Obede, Jessé e Davi nos deixa uma mensagem: "Nele há força para servir riqueza ao Seu amado".
Fomos resgatados: a maldição da Lei já não tem poder, pois nos casamos com o verdadeiro Remidor, Cristo.
Pergunta: Se Jesus é nosso Parente Remidor (Boaz), o que a certeza de ter sido resgatado por Ele muda na sua forma de buscar segurança e provisão na vida diária?
Oração: Senhor, somos gratos porque o Teu terno amor nos alcançou e a Tua graça nos tornou participantes da Tua aliança. Obrigado por Jesus, nosso Boaz, que nos cobriu com Suas asas de justiça, nos redimiu da maldição e nos deu a força para vivermos como Teus amados. Que a nossa vida reflita a alegria dessa redenção. Em nome de Jesus. Amém.
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com