ESPERANÇA

CULTO DO DOMINGO 17/11/2024.
Publicado em 12/11/2024

A palavra "esperança" no grego é elpis. Significa uma firme convicção, uma expectativa confiante de que coisas boas estão vindo da parte de Deus. A palavra "esperança" em hebraico é tiqvah. É interessante que a palavra é a mesma para "corda". Isso mostra que a ideia de esperança é estar amarrado a Deus. Porque estamos ligados a Ele, o nosso futuro é maravilhoso, pois compartilhamos com Ele de uma mesma vida. O mundo tem esperança, mas não tem certeza de ela se cumprirá. Nós, porém, esperamos e temos segurança, porque a nossa esperança está no Senhor.

Prisioneiros da esperança. Quanto a ti, Sião, por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água. Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro (Zacarias 9:11-12). Tudo o que recebemos hoje é por causa do sangue da aliança, o sangue de Jesus. O Senhor está lhe restaurando tudo em dobro não porque você é bom, mas por causa do sangue de Jesus derramado na cruz. 

Por causa do sangue da aliança, nós fomos libertos da prisão do pecado e fomos feitos prisioneiros da esperança. Simplesmente não podemos mais viver sem a expectativa da glória. Sabemos do nosso destino e estamos presos a ele.

No passado, fomos prisioneiros do desespero. Passávamos noites com insônia, virando de um lado para o outro, porque estávamos preocupados. Tínhamos diante dos nossos olhos imagens de desesperança e medo. Nesse tempo, tentávamos ser otimistas e positivos, mas sempre voltávamos a um lugar escuro de ansiedade e angústia. Naquele tempo, éramos prisioneiros do desespero.

Agora, porém, fomos trazidos a um lugar de paz, e o Senhor nos diz que somos prisioneiros da esperança. Por mais que ouvimos más notícias e previsões ruins do futuro, o nosso coração insiste em ter esperança, pois o Senhor é a nossa fortaleza. Somente conseguimos ver coisas boas em nosso futuro, pois confiamos nas promessas de Deus. Tudo o que vejo é a bênção e o favor de Deus sendo derramado sobre mim abundantemente.

O que você vê no seu futuro, ó prisioneiro da esperança? Nós vemos vitória, sucesso e prosperidade. A promessa do Senhor é que Ele nos restituirá em dobro. Se há perdas hoje, prepare-se para ser restituído em dobro.

Romanos 6 diz que todos nós nascemos escravos do pecado, porque todos nós recebemos a natureza de Adão. Não importava o que fizéssemos de bom, ainda assim éramos escravos do pecado. Entretanto, depois que nascemos de novo, fomos feitos servos da justiça. Em outras palavras, não importa o que você faça, ainda assim será justo aos olhos de Deus.

A porta da esperança. Há uma história muito triste que aconteceu com um homem chamado Acã. Quando o povo de Israel conquistou Jericó, Acă pegou as coisas consagradas a Deus e por isso foi apedrejado em um vale chamado Vale de Acã, ou Acor, em hebraico. Mas, muitos anos depois, Deus prometeu que, no vale de Acor, haveria uma porta de esperança. E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança: será ela obsequiosa como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito (Oséias 2:15).

Acor significa "problema" ou "perturbação" em hebraico. No vale de Acor, Deus colocou uma porta de esperança, uma porta de tiqvah. Deus prometeu a Israel e a todos nós que, no nosso vale de Acor, haveria uma porta de esperança.

A sua porta não é encontrada na montanha, mas no vale. Montanhas sempre falam de boas experiências e bênçãos. Então, quando você se sente forte e coberto de todas as bênçãos, tem uma experiência no topo da montanha. E, quando desce ao vale, este é o lugar da provação. Este é o momento em que o diabo diz que você ficará lá embaixo no vale. Você pode estar atravessando um vale, mas está caminhando, e Deus está abrindo um caminho para que você saia do outro lado. Há uma promessa de Deus. Então, quando estiver no seu vale da angústia, procure a porta da esperança.

Abra a porta esperando o melhor. Abra a porta por causa do seu Deus, porque você está ligado a Ele com cordas de esperança. Não permita que pensamentos pessimistas sobre a situação e as circunstâncias o desanimem. Não dê ouvidos aos pessimistas de plantão.

Como prisioneiros da esperança, devemos nos lembrar de que Jesus pagou o preço. Ele estava no vale, no pé de uma montanha, chamada Monte das Oliveiras, em um pequeno jardim, porque o homem pecou contra Deus em um jardim, o Jardim do Éden, e todo o seu sofrimento começou também no jardim. O jardim é onde tudo começa. E a Palavra de Deus diz que, no jardim, o Senhor Jesus orou e suou sangue. E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra (Lucas 22:44)

A palavra usada aqui é "agonia" no grego, exatamente como em português. Essa palavra era usada para descrever um exercício físico intenso. Mas também fala de uma luta emocional severa. Quando orou em agonia, Ele suou gotas de sangue, que caíram sobre a terra.

Toda palavra tem significado nas Escrituras, e o Espírito Santo escolheu a palavra "caindo". O sangue cai no chão porque, em um jardim anterior, o lugar onde tudo era fornecido ao homem, ele só precisava pegar e comer. Ele não precisava trabalhar com suor e agonia. Tudo estava preparado para ele. Deus criou o homem para que ele pudesse desfrutar de toda a criação, mas ele pecou contra Deus e, como resultado, os frutos e a comida do Egito, que é uma imagem do mundo, são trabalhosos e desoladores.

A comida do Egito são melões, alhos, cebolas, tudo comida do chão, e precisamos nos curvar para pegá-los, mas a comida de Canaã, a terra que mana leite e mel, é comida como uvas, azeite, romãs e figos. Todos eles são colhidos apenas estendendo a mão e arrancando no pé. Não precisamos nos curvar para colhê-los. É uma imagem do que é a vida na terra de Canaã. A promessa que Deus tem para nós é de um lugar de verdadeiro descanso, uma terra onde somos providos graciosamente e não há uma obra laboriosa envolvida nela.

Mas, quando Adão pecou, Deus lhe disse três coisas. Primeiro: Maldita é a terra por tua causa. A terra está amaldiçoada. A segunda coisa é que a terra produzirá cardos e espinhos. Antes, não havia espinhos, mas agora os espinhos brotam, e é por isso que Jesus usou uma coroa de espinhos. Ele levou toda maldição.

Toda vez que você tem um pensamento que o machuca, que o faz agonizar, toda vez que você tem uma dor, sente um medo, tem um pensamento assustador que o deixa em pânico no meio da noite, são aqueles espinhos que estão ferindo a sua mente. Este é o momento de você lembrar que Jesus carregou a sua coroa de espinhos para que você não precisasse mais sofrer essa agonia. E a terceira coisa que Deus disse foi: A partir de agora, pelo suor do seu rosto, você comerá o seu pão. A sua subsistência não será mais fácil.

Agora, descobrimos que Jesus suou no jardim até o seu suor se tornar como gotas de sangue. É uma condição que os médicos chamam de hematohidrose e especialmente em torno da testa, se rompem e o sangue sai misturado com o suor significa que, sob pressão extrema, em algumas pessoas, os capilares.

Há algo sobre o sangue de Jesus que é único. Primeiro, não há pecado em seu sangue. Segundo, Ele é totalmente Deus e totalmente homem, portanto o seu sangue é divino. E terceiro, o sangue de Jesus sempre limpa, restaura e redime. No momento em que suou sangue, Ele estava levando a sua depressão e sofrendo a sua agonia; mas, no momento em que o seu sangue redentor se misturou com o suor, Ele nos redimiu da maldição da depressão, da obsessão humana, da escuridão da mente e do pessimismo. Ele nos libertou porque suava sangue. E o Espírito Santo diz que o sangue que redime caiu no chão. O chão foi amaldiçoado, mas agora todo lugar em que você andar será abençoado.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.