SÓ ELE É DIGNO

10/11 A 16/11 DE 2024.
Publicado em 07/11/2024

 

Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? Mas não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que podia abrir o livro, ou sequer olhar para ele. Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono. Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; e eles cantavam um cântico novo: Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra. Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! Os quatro seres viventes disseram: Amém, e os anciãos prostraram-se e o adoraram (Apocalipse 5:1-14)

Jesus sofreu muito; além da cruel dor física, o Santo e absolutamente avesso ao mal carregou, como se fosse dele, todo o pecado da humanidade, até os crimes mais hediondos. Mas, Jesus, nunca foi um coitadinho: era, sempre foi e sempre será o Leão, que voluntariamente se entregou para ser o Cordeiro; em outras palavras, Deus, Criador e Sustentador do universo que se despojou de seus direitos para, como homem, humilhar-se até a morte de cruz em condições vergonhosas. Jesus não veio para formar super-heróis, mas resgatar vilões. Foi nossa vilania, às vezes mal disfarçada pelo comportamento social "certinho", que o moveu a deixar Sua glória para ser o Cordeiro.

Por tudo isso, Jesus nunca foi um pobre incompreendido morto por pregar o amor; não foi arrastado por circunstâncias além do Seu controle. Crucificado entre ladrões, ferido, cuspido, espezinhado por gente má, o Leão se fez Cordeiro, oferecendo-se em nosso lugar. Sua aparente derrota, no entanto, foi coroada pelo maior brado de vitória em toda história humana: "Está consumado!" (João 19:30). Nada falta a ser feito. Missão cumprida! É de espantar, então, que quando o anjo anuncia um Leão, quem surge é um humilde Cordeiro, que parecia ter estado morto? E que, assim que o Leão/Cordeiro toma posse do livro que ninguém podia abrir, se desencadeia um êxtase de adoração que cresce vertiginosamente até envolver todas as criaturas no céu, na terra, em todo lugar?

Jesus é, sem dúvida, o Leão, mas é como o Cordeiro que ele recebe eterna adoração. Sim, ele é digno do nosso louvor, pois, exclusivamente por meio Dele é possível obter a libertação da culpa e a nova vida que oferece a todos que Nele colocam sua confiança! Que nossa voz se junte ao louvor universal: bendito seja o Cordeiro que venceu!

 

Perguntas: 

1) Comente sobre sua visão de Jesus como Leão, mas também como o Cordeiro que tira o pecado do mundo.

2) Você entende que não somos dignos de nada? O que temos é graça de Deus sobre nós. E por meio de Jesus, só por meio Dele, somos feitos filhos de Deus. Entendendo isso, sabemos que Ele é digno de todo louvor e adoração. Você é um adorador? Explique.   

3) O que você vai fazer, essa semana ainda, para melhorar sua condição?

Final: Todo o louvor, honra, glória e poder que damos ao Cordeiro ainda serão poucos para celebrá-Lo dignamente. Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (Apocalipse 5:5)

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.