TEMOR

23/09 A 28/09 DE 2024.
Publicado em 20/09/2024

A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim? Portanto, assim diz o Senhor: Estou entregando esta cidade nas mãos dos babilônios e de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que a conquistará. Os babilônios, que estão atacando esta cidade, entrarão e a incendiarão. Eles a queimarão juntamente com as casas nas quais o povo provocou a minha ira queimando incenso a Baal nos seus terraços, e derramando ofertas de bebida em honra de outros deuses. …Certamente eu os reunirei de todas as terras para onde os dispersei na minha ardente ira e no meu grande furor; eu os trarei de volta a este lugar e permitirei que vivam em segurança. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes. Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.  Terei alegria em fazer-lhes o bem, e os plantarei firmemente nesta terra de todo o meu coração e de toda a minha alma. Sim, é o que farei (Jeremias 32:26-29;37-41)

Índios é a denominação dada a uma série de grupos étnicos que, quando os colonizadores portugueses aqui aportaram, já ocupava o que hoje chamamos de Brasil. Deles, nossa cultura recebeu forte influência, como atestam numerosos vocábulos que tornam única a língua falada nesta terra.

Apesar das importantes diferenças culturais, somos todos muito parecidos, membros de uma mesma humanidade. Além do DNA que brancos, negros, orientais e indígenas compartilham, todos pertencem a uma só espécie caída que tolamente decidiu viver à revelia do Criador. 

As Escrituras não deixam espaço para contemporização: gente de todas as tribos, povos e raças se afastou da fonte da vida, Deus, que reina soberano, acima e além de tudo o que se considera existir. Cometemos o absurdo de nos tornar seus inimigos (com frequência nem nos damos conta disso) e assim estamos todos, irremediavelmente, destinados à destruição. 

Em Jeremias 32, Jeremias fala sobre o que seria feito a Jerusalém devido à infidelidade de seu povo. Mas o Senhor não abandonou os israelitas: Ele os restauraria, assim como também pode fazer por nós. Jesus Cristo não vê diferença entre índios, brancos, negros, orientais ou mestiços; temos todos, sem distinção, o mesmo alto valor, que Ele pagou na cruz.

Devota-se muito esforço a proclamar o Evangelho (que significa "boa notícia") aos povos que ainda não conhecem Jesus, índios inclusive. Mas que boa notícia é essa, que vale tanto empenho? Que reconciliar-se com Deus e passar a viver no que as Escrituras chamam de temor do Senhor não é um favor para Ele: é para nosso próprio bem. O fruto desta boa notícia certamente beneficia também os descendentes de quem crê. O amor de Deus não se limita ao aqui e agora, a esta ou aquela raça: se estende muito além em termos geográficos e de tempo.

 

Perguntas: 1) Para você o que significa temor? Resposta: Segundo o dicionário: a) Medo, receio, sentimento respeitoso. b) [Figurado] Pessoa ou coisa que infunde medo. c) Escrúpulo; zelo; pontualidade.

2) Para você o que significa ter temor ao Senhor? 

3) O que você vai começar a fazer para melhorar nesse quesito: “Temor ao Senhor”?

Final: Deus não "vê cara", ele vê o coração. Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes (Jeremias 32:39).

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.