09/09 A 14/09 DE 2024.
Publicado em 06/09/2024
Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levante-se! Fique de pé! Com isso, o homem deu um salto e começou a andar. Ao ver o que Paulo fizera, a multidão começou a gritar em língua licaônica: Os deuses desceram até nós em forma humana! A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra. O sacerdote de Zeus, cujo templo ficava diante da cidade, trouxe bois e coroas de flores à porta da cidade, porque ele e a multidão queriam oferecer-lhes sacrifícios. Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando: Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos. Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações. Apesar dessas palavras, eles tiveram dificuldade para impedir que a multidão lhes oferecesse sacrifícios. Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto. Mas quando os discípulos se ajuntaram em volta de Paulo, ele se levantou e voltou à cidade. No dia seguinte, ele e Barnabé partiram para Derbe. Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus (Atos 14:8-22)
Ο evangelho de Cristo muitas vezes nos é apresentado como uma receita para resolver todos os problemas e que nunca mais teremos problemas: não ficaremos doentes, vai dar tudo certo com a família, os negócios irão sempre bem e nunca mais correremos o risco de passar por problemas financeiros.
Há até mesmo cristãos que acham que a vida deve ser assim. Mas, se você ler as Escrituras, vai perceber que seguir a Cristo em alguns momentos também traz muitas lutas, mas com as lutas sempre a vitória.
O próprio Jesus disse que teríamos aflições neste mundo, e isso foi confirmado e vivenciado já no início da igreja. Em Atos 14, Paulo e Barnabé disseram que "é necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus" (Atos 14:22b).
A maioria dos que temeram a Deus, passaram suas lutas, mas, perseveraram e encontraram descanso no Senhor. Hoje, quando se fala de pessoas com fé, mencionam-se aquelas tidas como prósperas neste mundo, mas na Bíblia encontramos uma realidade diferente.
Abraão prosperou, mas passou por muitas lutas. Moisés abriu mão de uma posição privilegiada no Egito para ser maltratado com o povo de Deus. Tantos outros enfrentaram torturas, zombaria e açoites, foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada; andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados; vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas (Hebreus 11:8-19;24-25;35-38). Prevaleceram porque seus olhos não estavam nas coisas deste mundo que passam, mas, na recompensa que vem de Cristo, que é eterna.
Viver com Cristo não nos livra das dificuldades desta vida, neste mundo caído, mas, apesar de tudo isso, os filhos de Deus são mais que vencedores em Jesus: nenhum sofrimento pode separá-los do Seu amor e de Suas promessas. Se hoje você passa por circunstâncias difíceis, não se aflija, pois Deus pode e quer ajudá-lo. Muitos outros já passaram por situações semelhantes, inclusive Jesus. Então, confie em seu consolo e cuidado! Lembre-se: em Cristo Jesus, somos mais que vencedores.
Perguntas: 1) Você se considera ansioso? Por que?
2) O que você tem feito diante das lutas e das crises de ansiedade que as lutas promovem?
3) O que você fará a partir de hoje com relação às lutas e ansiedade?
Final: Se alguém lhe oferecer somente uma vida fácil, lembre-se: isto não condiz com o verdadeiro evangelho! [Senhor,] por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro (Salmo 44:22).
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com