26/08 A 31/08 DE 2024.
Publicado em 21/08/2024
Cada coração conhece a sua própria amargura, e não há quem possa partilhar sua alegria (Provérbios 14:10)
Somente quem sofre sabe o que isso lhe custa! Numa conversa, é comum uma parte agir como se o problema do outro fosse simples: deixar de escutar o que ele realmente está dizendo e apressar-se em dar soluções, quando a pessoa na verdade só quer ser compreendida. Na correria do dia a dia, muitos não param para ouvir atentamente: querem apenas um "resumo" e assim facilmente perdem o essencial.
Em geral, uma pessoa conhece seus problemas, mas a maioria não sabe como lidar com eles. Nessas horas, expressá-los em palavras ajuda a colocar a mente em ordem. Quem está ouvindo, no entanto, de forma alguma deve pressionar o outro a isso nem julgar apressadamente o fato de este talvez guardar mágoas. Quando lembramos que também temos nossas falhas e necessitamos da graça divina, somos capacitados a ouvir com empatia, buscando compreender e não repreender.
O sofredor sente-se inadequado numa sociedade que busca o prazer e a felicidade a qualquer custo: é difícil admitir que não atingiu este alvo ou que tem dificuldade em perdoar. Assim, já é um grande passo confiar o suficiente em alguém para contar-lhe algo, inclusive boas notícias! Nesse mundo competitivo, a alegria de uns pode gerar inveja em outros. Da mesma forma que não é fácil compartilhar a derrota, não é a todo mundo que dá para contar as vitórias, são poucos os que realmente se alegrarão. Críticas e ataques podem vir de quem menos se espera!
Ainda que não se saiba como os outros vão reagir, é mais saudável expressar sentimentos do que guardar tudo. Assim como é bom saber que Deus sempre nos ouve sem pressa e compreende o que sentimos, é bom contar com amigos que façam o mesmo com atenção e sem julgamentos. Da nossa parte, quando estivermos ouvindo alguém, que aprendamos a demonstrar empatia, amando a pessoa acima de tudo, seguindo o exemplo perfeito de Jesus.
Perguntas: 1) Você é bom para ouvir?
2) Você sente empatia pelas pessoas? Oferece ajuda?
3) O que você vai fazer para melhorar, quanto ao ouvir e a ajudar as pessoas?
Final: Deus ajuda a identificar quem parece alegre, mas precisa desabafar, ou quem quer companhia para festejar!
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com