URGÊNCIA

19/08 A 24/08 DDE 2024.
Publicado em 16/08/2024

Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém (Mateus 6:9-13)

Seja qual for a religião, ou mesmo se a pessoa não for religiosa, é possível que em algum momento ela já tenha feito a oração do Pai Nosso. Como frequentemente acontece com o que é recorrente em nossas vidas, é fácil repetir aquelas palavras ditas por Jesus sem prestar atenção ao que significam. Talvez, neste momento, ao abrir a Bíblia e deparar-se com estas conhecidas palavras, você tão somente tenha passado os olhos por cima ou mesmo nem lido, por "já conhecer de cor".

É possível escrever livros inteiros sobre os ensinamentos que Jesus nos dá por meio dessa oração-modelo, mas neste momento vamos falar apenas sobre Mateus 6:10b …seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Ninguém tem dúvidas de que a vontade de Deus é feita no céu. Com tantos anjos a servi-Lo, com todo Seu poder e soberania, não nos custa pensar nisso. Lá está o trono de Deus, então como a vontade Dele não seria feita? Mas será que podemos dizer que a vontade de Deus é feita na terra assim como é feita no céu?

Neste trecho, a pessoa expressa o desejo de que a vontade de Deus se cumpra em sua vida. Ao dizer tais palavras, estamos pedindo: "Não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres". Estas, aliás, foram as palavras de Jesus quando estava prestes a ser preso e morto (Marcos 14:36). Jesus cumpriu integralmente a vontade de Deus, mesmo quando isso implicou seu sofrimento e morte. 

Por outro lado, quantas vezes temos uma orientação clara a respeito do que Deus quer que façamos (como "perdoe!", "ame!", "abra mão do seu orgulho!") e insistimos em nos fingir de surdos? Oramos como Jesus ensinou, mas vivemos um "seja feita a minha vontade". Conhecemos todo o Pai Nosso e não praticamos essa linha porque dói entregar o controle do que somos a outro. Mas lembre-se de que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2) e que vale a pena obedecer ao que Ele diz.

 

Perguntas: 1) Você tem prestado atenção na Bíblia? Com que frequência você tira tempo para lê-la? 

2) Quando algum ensinamento da Bíblia se choca com o que você está vivendo, o que você faz? E qual o nível de urgência você dá para corrigir? 

3) Diante desses fatos o que você fará para melhorar?

Final: A lição já sabemos de cor. Só nos resta praticá-la.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.