A SOLUÇÃO PARA A ORFANDADE

CULTO DO DA DOS PAIS 11/08/2024.
Publicado em 09/08/2024

A humanidade foi afetada pela orfandade (condição de desamparo, abandono) por conta do pecado. A astúcia da serpente desde o início, ao levar o homem a pecar, foi na intenção de impedir que o propósito original de Deus se concretizasse. O Plano Eterno de Deus é ser Pai e, se é eterno, nunca mudou e não mudará! Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade” (Efésios 1:4-5).

Se o plano não mudou, a solução para o problema da orfandade já foi providenciada pelo Pai. Jesus veio ao mundo para revelar a paternidade de Deus. Ele disse aos Seus discípulos que veio abrir o caminho para o Pai. Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto. Disse Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: Mostra-nos o Pai? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra (João 14:6-10).

Um atributo de Deus chave para o sentido da vida humana é o atributo da paternidade. Deus é Pai! Ser criado por Deus é acessar um nível de revelação; ser filho de Deus é acessar o Seu coração. Os apóstolos de Jesus, ao caminhar com Ele, perceberam a necessidade de novas revelações do Pai. O Filho é a expressão perfeita de Deus pai: O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles (Hebreus 1:3-4).

Só o Filho pode nos tornar filhos. Só o Filho, portanto, pode nos fazer retornar ao Plano Eterno de Deus, redimindo-nos dos nossos pecados, que nos separam do Pai, e nos restaurando conforme a Sua imagem. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: Aba, Pai. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro (Gálatas 4:4-7).

Quando nascemos de novo, recebemos um selo, o DNA do Pai. nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir (2 Coríntios 1:22).

Por isso, Jesus disse aos Seus discípulos quando estava para deixá-los logo depois da sua morte e ressurreição: E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia, compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês (João 14:16-20). Jesus estava Se referindo ao Espírito Santo, que é o próprio Pai dentro de nós. O mundo não pode receber, ou seja, aqueles que não recebem o Filho. Portanto, quem recebe o Filho se torna filho do mesmo Pai!

O Espírito Santo nos capacita a sermos filhos como estilo de vida. A orfandade é uma mentalidade mentirosa que precisa ser vencida pela verdade. A essência de toda tentação é para desconfiarmos das intenções do Pai. Nada pode nos separar do amor do Pai. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:38-39). Nem mesmo o nosso pecado muda a condição Dele.

O Seu amor e perdão continuam da mesma maneira como foi quando tudo começou. O acusador quer nos convencer de que o Pai nos rejeita quando erramos, mas nós não somos o nosso pecado! Somos filhos, e é essa a prerrogativa que temos para recorrer a Ele e sermos perdoados e aceitos sempre.

As marcas de Deus Pai. *Ama (João 3:16-17). Em lugar de condenação e acusação, Ele ama e perdoa. *Adota (Gálatas 4:4-5). Quem adota escolhe. Somos escolhidos a dedo. *Abençoa (Efésios 1:3). Abençoar é fazer prosperar, tornar feliz, favorecido por Deus. O Pai olha para Seus filhos e vê o Filho, Jesus, por isso os favorece! *Acolhe (Salmo 27:10). Esta é uma verdade que nos faz superar toda dor

relacional. *Protege (João 10:28-30). Nada nem ninguém pode nos destruir. *Compadece (Salmo 103:13). A compaixão de Jesus era sentir nas entranhas a dor

alheia. É assim que o Pai percebe e sente a nosso respeito. *Valoriza (Mateus 6:26). Somos únicos, por isso nosso preço é elevado. O Pai enviou o que Ele tinha de maior valor: Seu filho. *Corrige (Provérbios 3:11-12). Ele valoriza e quer ver fluir o nosso melhor. *Consola (João 14:16). A palavra “conselheiro” é a mesma para “Consolador”,significa “alguém que se coloca ao lado para ajudar”. *Guia (Romanos 8:14). Guiar é dar direção. Ele nunca nos deixa à deriva! *Empodera (Atos 1:8). Os filhos são empoderados para viver seus destinos traçados pelo Pai e ao mesmo tempo levar a cultura do Reino por onde forem!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.