12/08 A 17/08 DE 2024.
Publicado em 09/08/2024
Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo (Efésios 4:17-32).
Manifestar raiva é dar vazão a sentimentos como fúria, cólera e ira. Ira, por sua vez, é uma agitação que faz o sangue ferver e, muitas vezes, leva a deixar a razão de lado e agir por impulso.
Provérbio 29 associa a raiva ao tolo, isto é, alguém sem sabedoria. O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se (Provérbio 29:11). Alimentar a raiva é tolice, pois uma reação impulsiva pode ter resultados catastróficos: injustiças, fim de relacionamentos, prisão, até morte... Lembro-me, de ter lido, sobre um caso em que dois rapazes discutiram numa partida de futevôlei, e, na raiva, um empurrou o outro. Este caiu e bateu a cabeça em uma pedra enterrada na areia, vindo a morrer. O homem que o empurrou acabou sendo condenado por homicídio culposo. Um momento de raiva simples custou-lhe doze anos de reclusão.
No mundo contemporâneo, em que a correria do dia a dia é grande e há muitas cobranças, a raiva se torna presente e constante. Seja a fila do banco, o trânsito ruim, a escola ou mesmo a internet que demora a carregar, são inúmeras as coisas miúdas que nos fazem perder a paciência e acumular raiva. Isso é triste, e a tendência é que parece piorar!
Raiva não tratada causa problemas sérios como insônia, isolamento e rejeição social, enxaqueca e até mesmo doenças psicossomáticas. Mas certamente não é isso o que Deus quer para nós! Em Efésios 4:17-32, o apóstolo Paulo alerta os cristãos de Éfeso para o fato de que, como filhos de Deus, foram ensinados a seguir o exemplo de Jesus, o que significa, entre outras coisas, não dar lugar à raiva e a ira, uma vez que elas levam ao pecado.
Para o cristão, não é normal viver de forma tola e conformar-se com isso. Não é normal perder o domínio próprio o tempo todo por causa da raiva. Para ter uma vida mais alinhada à vontade de Deus, é preciso submeter-lhe também essas emoções descontroladas. Ele dará sabedoria necessária para lidar com a raiva de forma a honrar Jesus em palavras e ações.
Perguntas: 1) Como você lida com a raiva? Tem andado no Espírito ou na carne?
2) Se você se deixa dominar pela ira, tem uma atitude que não convém. Como você reage?
3) O que você acha que precisa fazer para ter mais domínio próprio?
Final: Um cristão deve ser controlado pelo Espírito Santo, e não por suas emoções, por mais intensas que sejam.
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com