PAIS

05/08 A 10/08 DE 2024.
Publicado em 31/07/2024

E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés. E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. …Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente. E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago. E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada. E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto (Marcos 5:21-23,35-42)

Os pais têm a função de cuidar e educar, e esse processo vai variar de acordo com a família, mas a finalidade é a mesma: que o filho aprenda a viver de forma digna e saudável. Quero ressaltar aqui os pais que foram exemplo. São duas pessoas, com características distintas, mas trabalhando no mesmo objetivo. Não importa quantos anos tenhamos, eles irão, até o fim de suas vidas, educar e cuidar dos filhos com o mesmo amor de quando eram crianças.

Tem um testemunho de um filho, que em 2014, sofreu um acidente grave em que perdeu parte dos movimentos de um braço. Após uma cirurgia para colocar uma prótese, ficou totalmente dependente dos seus pais. Eles o levavam ao banheiro, davam banho e comida, o vestiam, e até o coçavam: faziam o que ele não conseguia. Os pais ficaram noites sem dormir e enfrentaram seus problemas de saúde para que o filho vencesse os seus. O filho via como eles estavam exaustos, mas mesmo assim se doavam além do limite para o seu bem.

Em Marcos 5, podemos ver como Jairo se preocupava com sua filha, tanto que procurou a melhor saída para o drama dela. Esse é o amor dos pais: infindável! Ao mesmo tempo, existem também aqueles que abandonam, não dão limites ou afeto. Ο rei Manassés queimou o próprio filho em sacrifício! (2 Reis 21:6) Jacó gostava mais de José que de seus outros filhos (Gênesis 37:3), e isso era tão perceptível que eles sentiam ciúmes. Eli honrava mais seus filhos que ao Senhor (1 Samuel 2:29), por isso não os disciplinou como devia.

O mandamento expresso em Êxodo 20, Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá (Êxodo 20:12), se aplica a todo tipo de pais, os que cuidam e os que não cumprem bem o papel. Não importa o que seus pais fazem ou deixam de fazer; se são cristãos ou não, eles devem ser honrados. Se eles nunca foram ou não estão mais presentes, agradeça a Deus por eles, lembrando que tinham suas próprias limitações (e perdoe o que for preciso, honrando assim sua memória).

 

Perguntas: 1) Conte de alguma lembrança de sua infância. 

2) Você teve referência de um pai e uma mãe?

3) Independente de como foi nosso relacionamento com nossos pais, se bom ou ruim, devemos perdoá-los e honrá-los. Se você tiver oportunidade, faça algo com seus pais (Tire um tempo com eles), caso tenha alguma dificuldade pelo menos ligue para eles. Caso eles não estejam mais conosco. Expresse a Deus seus sentimentos e louve ao Senhor, porque Ele é nosso Pai perfeito 

Final: Por amor ou por obediência, honre sempre os seus pais.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.