O poder do louvor (Parte 3) O PODER DO LOUVOR (Parte 3)

CULTO DO DOMINGO 28 DE JULHO 07 DE 2024.
Publicado em 26/07/2024

O louvor traz intimidade com Deus. Aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem. Pomba minha, que andas pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o rosto, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto, amável (Cantares 2:12-14). Isso é o que o Senhor Jesus fala a seu respeito como igreja: [...] faz-me ouvir a tua voz, porque a tua voz para mim é doce, e o teu rosto é amável (Cantares 2:14). O que o Espírito Santo lhe diz é isso: "Vem, querida minha, formosa minha, faze-me ouvir a tua voz, canta uma canção para mim, porque a tua voz para mim é doce". É assim que o Senhor nos olha com os Seus olhos de amor.

Seu rosto fica transfigurado quando você louva. Sua face fica completamente diferente, dá para ver a doçura de Deus em sua vida quando você apenas ergue os olhos e começa a cantar ao Senhor. Nosso Deus é atraído por nós. Porque nos ama, Ele não pode resistir quando o invocamos de todo o coração. E fico imaginando o Senhor na glória contemplando aqui os Seus filhos adorando-O. Quando começamos a louvar, Ele vem como um raio. Nós nunca teremos fome de Deus como Ele tem fome de nós. O Senhor nos deseja e nos olha com olhos ternos de amor. Deus anseia pela comunhão com os Seus filhos. Ele busca de todas as formas nos atrair para mais perto Dele.

Alguns irmãos se incomodam porque o nosso tempo de adoração algumas vezes se delonga, mas não é um simples momento de cânticos, é uma declaração de amor para aquele que é o nosso amado. Não nos reunimos para fazer uma cerimônia. Não nos encontramos para fazer uma declaração religiosa ou para participar de um simples ritual. Nós nos reunimos como igreja para declarar o nosso amor ao Senhor. Este é o nosso testemunho, Deus tem um povo que o ama no meio desta geração.

O louvor levanta o espírito abatido. E a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória (Isaías 61:3). O espírito angustiado é como uma veste pesada sobre a nossa alma. Deus quer trocar essas vestes de angústia por roupas de louvor. Deus quer tirar da sua vida toda veste de tristeza, de depressão, de melancolia e no lugar colocar em você vestes de louvor. O óleo de alegria vem junto com as vestes de louvor.

O louvor é representado por uma roupa porque é algo que se expressa. É a nossa expressão. O louvor a Deus deve incluir brados, gritos, saltos e muita dança. As vestes de louvor vêm acompanhadas de palmas, do erguer as mãos, prostrar-se e até assobiar. Deve incluir todo tipo de expressão santa.

Havia um pastor em nosso meio que tinha o costume de mandar beijos para Jesus com as mãos no fim dos cânticos. Eu achava aquilo engraçado, mas perfeitamente legítimo. Não interessa qual é a expressão, mas ela precisa existir, pois o verdadeiro é sempre expressivo. Seja cuidadoso para não se parecer com um cadáver em pé ou uma múmia estática de tão inexpressivo. Vista-se de louvor e receba o óleo da alegria.

O louvor traz a palavra profética. Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu (2 Reis 3:15). O louvor traz a palavra profética. O louvor traz direção de Deus. Pastor, eu não sei o que fazer. Louve a Deus. Pastor, eu não sei que rumo tomar. Comece a louvar a Deus. No meio do louvor, o Espírito Santo vai lhe dizer o que você deve começar a fazer.

Normalmente, quando preciso tomar decisões, começo a andar e a orar, vou orando e louvando a Deus. Às vezes, eu não canto, mas louvo. E, à medida que vou louvando, sinto a lucidez no meu espírito. À medida que louvo, sinto a direção de Deus. Faça o teste você também.

Pastor, preciso decidir qual profissão vou ter e não sei o que fazer. Experimente louvar a Deus. Estou namorando e não sei se caso ou não. Experimente louvar a Deus. Estou na igreja, mas estou sem direção ministerial. Experimente louvar a Deus. Estou no meio de uma decisão empresarial, preciso fazer um negócio e não sei se faço ou não. Experimente cantar louvores ao Senhor. Enquanto você estiver cantando, a palavra do Senhor virá sobre o seu coração. No meio do louvor, o Senhor dirá: "Assim diz o Senhor: faça isso".

Pode ser que, numa reunião da igreja, Deus comece a falar palavras proféticas a muitos irmãos. Sei que a palavra do Senhor tem fluido entre nós, sabe por quê? Por que Ele tem encontrado em nosso meio um ambiente de louvor, uma atmosfera de louvor, e sua palavra é liberada. Ninguém vai andar no escuro, não haverá indecisão, basta que louvemos.

O louvor traz o poder de Deus. Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador (Salmo 8:2). Os fariseus estavam criticando Jesus por causa do louvor das crianças. Então, para lhes dar uma resposta, Ele faz uma referência ao Salmo 8, mas lembre-se de que nesse salmo diz: Da boca de pequeninos suscitaste força (Salmo 8:2). Davi escreveu "força" no salmo, mas, quando Jesus foi fazer a citação do versículo, Ele o mudou, Ele podia fazer isso, nós não podemos. Jesus tirou a palavra "força" e colocou outra. Veja o que Ele diz: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? (Mateus 21:16). Davi disse que tirou força, mas Jesus disse que tirou o perfeito louvor. Será que Jesus mudou a Bíblia simplesmente? Será que Ele distorceu o versículo simplesmente? Não, Ele apenas encontrou um sinônimo. Para Deus, "força” é sinônimo de "perfeito louvor". Para Deus, onde existe perfeito louvor, ali haverá força.

O louvor libera o poder de Deus. Nós, porém, ficamos pensando nesse poder como algo fora de nós. Entretanto, esse poder será liberado sobre a sua vida, o poder de Deus será liberado em você, no meio do perfeito louvor. Não é uma música cantada da boca para fora, não é um louvor feito mecanicamente, não é um louvor feito religiosamente, ritualisticamente. Não. É o perfeito louvor. O perfeito louvor é aquele que vem do coração, aquele que flui de um coração apaixonado. Uma igreja de vencedores é uma igreja de pessoas apaixonadas por Jesus.

Mais importante do que evangelizar é estar apaixonado por Jesus. Mais importante do que levar a igreja a crescer é estar apaixonado por Jesus. Mais importante do que multiplicar células e treinar líderes é estar apaixonado por Jesus. Mais importante do que qualquer coisa na obra é estar apaixonado por Jesus. Isso é mais importante do que tudo.

Por isso, em toda reunião da igreja, temos louvor. Em toda reunião de célula, temos louvor. Em todo culto de domingo, temos louvor. Por quê? Porque queremos estimular você a se apaixonar por Ele. Ele é amável. Ele é desejável. Ele é querido. E precisamos amá-lo.

Quando você o ama, você é forte. Aquele que louva ao Senhor com perfeição no coração tem força para vencer o pecado, tem força para dizer não ao diabo. Ele diz: "Eu provei coisa melhor". O diabo lhe oferece uma comida, e ele diz: "Eu sei de uma coisa melhor, eu já provei de algo melhor, eu já comi do Senhor Jesus. Ele é o pão da vida. Não há nada mais gostoso do que Ele. Não importa a comida que você me dê, eu prefiro comer de Jesus, porque Ele me satisfaz".

Se você não provar Dele, qualquer bolota maligna, qualquer lavagem do inferno vai seduzi-lo, mas, depois que você prova do maná celestial, o manjar celestial, que é a presença do Senhor, que é o toque do Espírito Santo de Deus, que é Jesus Cristo, o Verbo de Deus, o Pão da Vida, depois que você come Dele, é muito difícil querer experimentar outra coisa, porque quem provou Dele não consegue viver sem Ele: Quem de mim se alimenta de mim viverá (João 6:57), disse Jesus. "Quem de mim se alimenta nunca mais consegue ficar sem a minha presença!" Quem provou dessa água não consegue beber de outra, porque essa é a água da vida, o Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Quantos podem dizer que o Senhor é maravilhoso? Sabem disso não religiosamente, não doutrinariamente, não porque o pastor falou, mas porque provaram. Você provou que o Senhor é bom? Provai e vede que o Senhor é bom (Salmo 34:8). Esse bom, em 1 Pedro, não é no sentido de bondade, mas no sentido de ser gostoso, apetitoso. Oh! Provai essa comida e vede o quanto ela é gostosa! O Senhor nos diz também: "Oh! Provai e vede como eu sou bom! Eu sou o alimento colocado na mesa para você comer. Você pode comer de mim. Prove". Quantos tem provado o quanto o Senhor é bom? Você tem provado isso?

O louvor traz a glória de Deus. Há uma relação íntima entre estas duas coisas, o louvor e a glória caminham juntos. Onde houver louvor, aí haverá glória se manifestando. Onde houver perfeito louvor, a glória de Deus vai descer, vai se manifestar. Na inauguração do Templo de Salomão, aconteceu algo extraordinário. O mesmo deve acontecer conosco cada vez que nos reunirmos. Não deveríamos ter reuniões boas apenas de vez em quando. Todo domingo, deveríamos ser impactados pela glória de Deus. Todos os dias, precisamos tocar no Senhor pela fé. Cada vez que nos reunimos, precisamos ver a nuvem de glória permeando e enchendo o lugar onde estivermos. E quando todos os levitas que eram cantores, isto é, Asafe, Hemä, Jedutum e os filhos e irmãos deles, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas, e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o Senhor e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus (2 Crônicas 5:12-14).

Quando a igreja primitiva começou a orar, o lugar em que estavam tremeu. Queremos que a glória de Deus venha e seja algo perceptível. Acostumamo-nos com a glória de Deus e às vezes nem percebemos quando ela vem, mas aqueles que não estão acostumados, quando chegam ao nosso meio, são impactados pela presença de Deus, recebem como que um choque, um impacto da glória de Deus. E quando ela virá? Quando todos, a uma só voz, cantarem juntos, os sacerdotes ministrando, todos liberarem o seu louvor ao Senhor, dizendo: "Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre!" Quando todos começarem a tocar e em uníssono louvar ao Senhor, a sua glória encherá o templo. No original, diz que ninguém podia ficar de pé. Sabe por quê? A glória do Senhor encheu a casa de Deus.

Quando você for cultuar a Deus no domingo, vá com a atitude de unir o seu coração, não vá para assistir a uma reunião, não vá para ver o outro fazendo ou para ver alguém louvando. Saia da sua casa dizendo: "Eu vou sair para louvar. Eu vou tocar o Senhor, haverá uma descarga do seu poder, as cadeias serão quebradas e haverá vitória sobre a minha vida. A palavra profética será liberada, e eu terei direção de Deus".

Tudo depende da sua postura. Nós é que precisamos querer, precisamos ansiar. Não ansiar no futuro, não esperar para um futuro distante, mas decidir hoje: "Eu não vivo sem esse alimento celestial, eu não vivo sem a glória de Deus. O meu ser, como diz Davi, clama. A minha carne treme pela presença do Deus vivo. Eu quero o Senhor. Mais do que tudo, eu anseio por Ele. Não vou viver sem Ele. Não me comprazo com meras cerimônias. Não quero simplesmente participar de meras reuniões, o que quero é ter um encontro com a glória de Deus".

Você quer realmente tocar o Senhor? Na verdade, o Senhor tem tocado você, e Ele está querendo conquistá-lo. Ele está dizendo: "Quantas coisas boas quero fazer em sua vida! Quantas coisas boas vão acontecer com você!" Basta apenas que você toque, basta apenas que o seu coração se eleve e toque na presença da glória de Deus.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.