CULTO DO DOMINGO 14/07/2024.
Publicado em 12/07/2024
Todos passamos pelo dia mau. Existem dias em que parece que todo o inferno se levanta para nos resistir. Nesses momentos, o recurso mais poderoso que podemos usar é o louvor.
Naqueles dias em que você estiver angustiado, quando o peso parece insuportável e a vida parece difícil, cante um novo cântico ao Senhor. Algumas vezes, não temos ânimo nem mesmo para orar, então é tempo de apenas erguermos a voz e louvarmos ao Senhor.
Já passei por momentos em que a resistência espiritual era tão grande que eu não conseguia nem mesmo respirar com facilidade. Suspirava como quem deseja que o dia amanheça depois de uma longa noite. Nesses momentos, parece que o mundo espiritual se volta para ver qual será a sua reação.
Em ocasiões como essa, precisamos simplesmente parar, começar a cantar e, à medida que continuamos cantando ao Senhor, vamos perceber as nuvens se dissipando e começamos a sentir o sol da justiça novamente brilhando sobre nós.
Quando tudo parecer não funcionar, experimente louvar. Quando tudo parecer sem sentido e você não conseguir perceber uma solução, apenas feche os olhos e louve. Se você não tocar nenhum instrumento, coloque uma música em sua casa e cante junto. Erga a voz, cante alto com todas as forças. Rapidamente você sentirá o toque do Senhor, porque o salmista diz que Deus habita no meio dos louvores do seu povo. Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel (Salmo 22:3).
A presença de Deus se faz sentir no meio dos louvores. É ali que Ele é entronizado. Sei que podemos louvar a Deus sem música ou apenas falando e proclamando, mas é muito melhor louvarmos cantando a Ele um cântico. O maior livro da Bíblia é um hinário. o livro de Salmos. Não sabemos qual era a melodia usada, pois o Espírito Santo não fez questão de guardar a melodia, apenas a letra, talvez para que façamos sempre uma nova canção para Ele. Apocalipse diz que os vencedores entoarão um novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa. Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos (Apocalipse 14:2,3).
As vozes dos vencedores ressoam como o barulho das águas de uma grande cachoeira ou como um grande trovão. O louvor nos céus é barulhento. Os irmãos que não gostam de um louvor altissonante ficarão incomodados por lá. Entretanto, apesar de todo esse estrépito, será um louvor solene e sublime como o som de uma harpa.
Os vencedores somente eles entoarão um cântico novo diante do Cordeiro, cuja letra e melodia não serão aprendidas por mais ninguém, nem mesmo pelos anjos. O que significa cantar um novo cântico? Na Bíblia, os cânticos nos falam de experiências. Todas as vezes que um homem ou mulher de Deus teve uma experiência na Bíblia, cantava um cântico novo que falava da sua experiência com Deus.
Ninguém pôde aprender o cântico daqueles cento e quarenta e quatro mil, nem mesmo os anjos. Eles cantaram o cântico da redenção, do perdão e da salvação. Aqueles anjos, os que estão na glória, não tiveram essa experiência, portanto não poderão cantar junto conosco naquele dia, porque é o cântico dos que foram separados por Deus antes da fundação do mundo e comprados pelo o sangue do Cordeiro.
O louvor é algo que fazemos na terra e continuaremos a fazer no céu, portanto é algo realmente celestial. Nunca permita que as circunstâncias o calem. Nunca permita que as acusações do diabo o calem. Não importa a luta que esteja travando, não pare de louvar. Enquanto você estiver louvando, o Senhor vai pelejar as suas guerras. Vamos ver algumas coisas tremendas que acontecem quando louvamos.
O louvor quebra os cativeiros espirituais. A Palavra de Deus diz que um espírito maligno oprimia o rei Saul de tal maneira que ele não tinha alívio. Os espíritos malignos somente o deixavam quando Davi tocava a sua harpa louvando a Deus. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele (1 Samuel 16:23).
Muitos irmãos imaginam que a única maneira de expulsar os espíritos imundos é repreendendo-os em voz alta em nome de Jesus. Essa, sem dúvida, é a maneira mais usual, mas não é a única. A Palavra de Deus diz que o espírito maligno saía de Saul só de ouvir Davi dedilhando a harpa. Ele nem mesmo cantava, apenas o som do instrumento já trazia a presença e a glória de Deus. E, quando aquela presença vinha, toda cadeia do diabo caía por terra.
Soube que certa vez um pastor tinha sido convidado para expulsar o demônio de uma jovem horrivelmente oprimida. Já haviam feito de tudo pela libertação dela, mas aparentemente nada tinha resolvido o problema. Então, convidaram esse pastor apenas para cantar e louvar o Senhor. À medida que começaram a cantar, a jovem começou a espernear e a gritar. Então, o pastor orientou que ninguém fizesse nada, mas continuassem louvando a Deus com toda a força e de todo o coração. Parecia que, quanto mais cantávamos, mais terrível ficava a sua possessão. Depois de uns trinta minutos de louvor, ela ficou completamente liberta e lúcida. Depois desse dia, o pastor falou que nunca mais duvidou do poder do louvor.
Crie um ambiente de louvor em sua casa, comece a cantar e a louvar em voz alta. Adquira músicas ungidas e inspiradas e cante junto com elas. Eu lhe garanto que o ambiente da sua casa será afetado profundamente. Quando alguém entrar em sua casa, sentirá o impacto da presença de Deus e perceberá como o ambiente ali é cheio de vida.
Já vi incontáveis vezes as pessoas sendo libertas durante o louvor em nossos cultos. Cadeias espirituais são quebradas quando o louvor vem como ondas de poder sobre nós. O vento forte e impetuoso do Espírito é liberado no meio do louvor genuíno. Em Atos 16, vemos um dia em que o louvor destruiu as correntes que prendiam Paulo na cadeia. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos (Atos 16:25-26).
Paulo e Silas haviam sido açoitados e presos em Filipos. Os açoites eram feitos de couro com pequenos pedaços de ossos nas pontas. Eles não tinham recebido uma ou duas chibatadas, pois o normal eram 39 açoites. Eles não estavam apenas presos. Dentro da cadeia, eles foram presos a um tronco. Estavam, portanto, feridos, febris, presos numa posição desconfortável, numa prisão úmida e suja.
Nessas circunstâncias, muitos de nós apenas reclamamos, murmuramos, tentando descobrir onde foi que deixamos uma brecha para que tudo acontecesse, mas Paulo e Silas não eram assim. Por volta da meia-noite, quando o mal está pior, eles levantaram a voz para louvar o Senhor. Fizeram isso de toda a alma, e todos os demais presos estavam ouvindo. De repente, o Senhor começa a marcar o ritmo com os seus pés e, quando Ele entrou no refrão, houve um terremoto. As portas da prisão se abriram e as cadeias foram quebradas. Todos se viram livres de repente. Não apenas Paulo e Silas foram libertos com o poder do louvor, mas até mesmo os outros prisioneiros que apenas ouviam foram libertos.
Se você está no meio do fogo da tribulação, se está angustiado numa prisão espiritual, quando for meia-noite, na hora mais difícil, em que a febre é mais intensa e as feridas latejam numa dor lancinante, em vez de ficar lamentando, sentindo-se acusado pelo diabo, comece a cantar um cântico novo ao Senhor. Deixe que dos seus lábios saia um cântico novo no meio da noite, não um cântico de autopiedade, mas um cântico de louvor ao Senhor.
Cante bem alto, porque há mais gente ouvindo você. Sem percebermos, outros podem ver a nossa aflição e, quando o terremoto vier, eles também serão abençoados. Pode ser que haja cadeia prendendo os seus pés, mas o louvor vai quebrar todas elas.
Numa ocasião, um líder deu testemunho que em sua célula, uma pessoa bateu à porta no momento da reunião. Ela estava em lágrimas e pediu que os irmãos orassem por ela. Testemunhou que todos os dias passava de carro e ouvia os irmãos louvando, então passou a parar o carro e ficar ali ouvindo. Naquele dia, porém, enquanto ouvia do seu carro o louvor que irmãos entoavam, ela teve uma forte experiência de libertação. Os irmãos na célula não tinham ideia do que estava acontecendo, mas o louvor deles estava destruindo cadeias espirituais.
A situação parece difícil? Cante louvores. Você não sabe mais o que fazer? Pare e louve ao Senhor. Não estou dizendo para falar comandos contra o diabo. Não, apenas pare e louve ao Senhor, dizendo o quanto você o ama. Não há nada que atormenta mais o inferno do que isso.
Quero repetir algo: nunca permita que o inimigo cale a sua boca. Nunca pare de louvar. Se você se calar, será derrotado. Não importa o que aconteça, cante um cântico novo ao Senhor.
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com