CULTO DO DOMINGO 23 DE JUNHO DE 2024
Publicado em 19/06/2024
E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade (Atos 13:22)
Em Atos 13:22, Paulo diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele era alguém em quem o Senhor tinha prazer. Costumamos pensar que Davi era um homem segundo o coração de Deus só porque ele era rápido para se arrepender quando pecava, mas há muitos outros que também eram assim e não foram chamados de homens segundo o coração de Deus. Outros dizem que ele era um adorador, por isso tinha uma posição especial, mas há muitos outros adoradores nas Escrituras e eles não são chamados de homens segundo o coração de Deus.
O que havia de especial em Davi? Na verdade, Davi nem era rei ainda quando Deus se referiu a ele como homem segundo o seu coração. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou (1 Samuel 13:14).
Certamente, todos os filhos de Deus estão debaixo do seu favor, são amados e desfrutam da bênção do Pai, mas há aqueles que lhe dão prazer. Davi era alguém em quem Deus tinha prazer, ele era segundo o seu coração.
Por que Deus tinha prazer em Davi? Simplesmente porque Davi fez da presença de Deus o centro da sua vida. Sua maior preocupação era com a Casa de Deus e a Arca da Aliança. A Casa de Deus hoje se refere à igreja, e a Arca da Aliança aponta para a presença manifesta de Deus. Davi amava a Casa de Deus e Sua presença.
Muitos conquistadores na história buscaram um lugar para si mesmos, mas Davi estava preocupado com a Casa de Deus. Ele queria encontrar uma morada para o Poderoso de Jacó. Lembra-te, Senhor, a favor de Davi, de todas as suas provações; de como jurou ao Senhor e fez votos ao Poderoso de Jacó: Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, até que eu encontre lugar para o Senhor, morada para o Poderoso de Jacó (Salmo 132:1-5).
No Velho Testamento, a presença de Deus era tipificada pela Arca da Aliança. Ela era chamada de trono de Deus. A presença de Deus habitava na Arca. Ninguém havia se importado com a Arca antes de Davi. Saul foi levantado como rei, mas nunca ligou para a Arca. Ele nunca buscou um lugar para a presença de Deus. Ele buscou algo para si mesmo, mas nunca procurou um lugar para o Senhor (1 Crônicas 17).
A razão pela qual o Senhor se agradava de Davi é porque ele fez dos objetivos de Deus os seus objetivos, o pensamento de Deus era o seu pensamento central. E o pensamento de Deus é somente a respeito de Cristo, pois a Arca é Ele mesmo. Não estamos interessados apenas no amor de Deus, que é maravilhoso, mas queremos que Ele tenha prazer em nós. O Senhor se agradou de Davi porque ele tinha a Arca como algo central. Para nós hoje, significa trazer Cristo para o centro da vida da igreja, o centro da nossa mensagem.
Davi amou a casa de Deus. Em 1 Crônicas 17:1-12, Davi disse a Nată, o profeta: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca da Aliança do Senhor se acha numa tenda. Davi queria fazer uma casa para Deus, mas o mais impressionante é que Deus mesmo diz, no versículo 6, que Ele nunca havia dito a ninguém que queria uma casa, no entanto Davi havia percebido o coração de Deus.
Perceber o coração de Deus quando a Sua vontade está revelada na Escritura é algo muito bom, mas descobrir o coração de Deus quando Ele nunca revelou a ninguém nos coloca numa posição especial. Se queremos ser homens segundo o coração de Deus, precisamos ter um coração para a Casa de Deus.
Em Mateus 16:18, o Senhor Jesus disse que Ele mesmo está edificando a Sua igreja. A obra do Senhor nesta dispensação é edificar a Sua igreja, a casa de Deus. Há muitos, porém, que dizem querer o Senhor, mas rejeitam aquilo que Ele está fazendo. Você não pode ser pelo Senhor e desprezar a igreja.
No Salmo 23:6, Davi diz que Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre. Veja que a Casa do Senhor está claramente relacionada à graça e ao favor. O resultado da graça é o anseio pela Casa de Deus.
Precisamos avançar em nossa experiência espiritual até entendermos o valor da Casa do Senhor e podermos permanecer ali. A revelação da Casa de Deus é certamente o sinal de maturidade espiritual.
Davi amou a presença de Deus. Nos dias de Saul, ninguém se importava com a Arca da Aliança, mas, quando se tornou rei, Davi decidiu trazê-la para Jerusalém. A Arca é um símbolo do Senhor Jesus, o Emanuel, a presença de Deus no meio do seu povo. Davi ansiava pela bênção da presença de Deus.
A Escritura diz que ele, então, juntou o povo e juntos foram buscar a Arca da Aliança, que estava na casa de Abinadabe. Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos. Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus (2 Samuel 6:5-7).
O anseio de Davi era correto, ele queria trazer a Arca para o centro da nação. Hoje também precisamos trazer Cristo de volta para o centro da vida da igreja, para o centro da nossa vida.
Mas o que Davi ainda não entendia é que a obra de Deus deve ser feita da maneira de Deus. Ele havia colocado a Arca num carro de boi. Essa foi a maneira como os filisteus devolveram a Arca ao povo de Israel. Deus havia permitido que eles agissem assim porque não conheciam a revelação da aliança, mas Davi não poderia seguir o caminho deles (1 Samuel 5).
Quando os bois tropeçaram, Uzá tentou segurar a Arca. Ele tinha boa intenção, mas mesmo assim morreu diante do Senhor. Na Palavra de Deus, os nomes são significativos, e Uzá significa "força". Muitos devem conhecer a famosa metralhadora israelense chamada Uzi (que tem o mesmo sentido de Uzá).
O que impediu Davi de trazer a Arca foi a força humana representada por Uzá. Se o louvor ou o ministério está baseado na força do homem, não haverá presença de Deus. Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. Temeu Davi ao Senhor, naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? (2 Samuel 6:8-9).
A graça de Deus não é retirada por causa do pecado do homem, mas a graça é retida por causa da força do braço do homem. A graça de Deus é maior que o pecado, mas a força humana pode parar o mover de Deus. Quando a prostituta veio a Jesus, Ele a recebeu, pois a graça era maior do que o pecado dela. Quando os publicanos, que eram como os nossos políticos corruptos de hoje, foram a Jesus, o Senhor os recebeu, porque a graça era maior do que o pecado deles.
As únicas pessoas que não puderam receber do Senhor Jesus foram aquelas que se achavam fortes e santas. Para aqueles que presumiam ter alguma justiça própria, a graça não podia fluir.
A justiça própria está também na raiz da familiaridade. Uzá estava familiarizado com a Arca, pois ela esteve na sua casa desde que ele era criança. A Arca ficou vinte anos na casa de Abinadabe (1 Samuel 7:1). E agora descobrimos que Uzá era filho de Abinadabe (2 Samuel 6:3).
A Arca ficou vinte anos na casa de Abinadabe, mas não se diz que ele e sua casa foram abençoados. No entanto, ela ficou apenas três meses na casa de Obede-Edom, e ele foi tremendamente abençoado.
Em vez de avaliar onde tinha errado, Davi simplesmente desistiu de levar a Arca. No lugar de se voltar para a Escritura para entender o caminho de Deus, ele se encheu de medo. Então, ele levou a Arca para a casa de Obede-Edom.
Agora, porém, a história é completamente diferente. Durante os três meses em que a Arca ficou na casa de Obede-Edom, Deus abençoou a sua casa e tudo o que ele tinha. Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa (2 Samuel 6:11). Josepho, um historiador judeu, diz que Obede-Edom era muito pobre, mas em três meses ele se tornou muito rico por causa da Arca.
Qual o segredo da bênção de Obede-Edom? Em primeiro lugar, precisamos entender o sentido do seu nome. Obede significa "servo" em hebraico, e Edom significa "vermelho". Assim, o significado seria "servo do vermelho", mas isso não faz sentido. No entanto, a coisa toda fica clara quando entendemos que Edom é uma palavra derivada de "dam", que significa "sangue". Assim, podemos dizer que Obede-Edom significa "servo do sangue ". Quando nos tornamos servos do sangue, temos a Sua presença.
A prova de que essa interpretação é correta é o fato de que, na primeira vez que Davi tentou levar a Arca, havia louvor, mas não havia holocaustos; na segunda vez, porém, além do louvor, havia um sacrifício a cada seis passos.
Naqueles três meses, Davi certamente pesquisou e descobriu que os levitas é que deveriam carregar a Arca nos ombros. Mas, além disso, ele fez algo que não havia feito antes, sacrificou ao Senhor.
Nós somos esses sacerdotes que carregam a Arca. Isso é um quadro de um campeão sendo levantado pelos seus companheiros. Nós fomos chamados como sacerdotes para levantar o Senhor Jesus, a verdadeira Arca. Sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados (2 Samuel 6:13). Quiriate-Jearim ficava a doze quilômetros de Jerusalém, mas Davi resolveu oferecer um sacrifício a cada seis passos. Ele se tornou radical com o sangue.
Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor vestido com uma estola sacerdotal de linho. Ele era rei, mas se colocava como sacerdote diante de Deus. Isso certamente aponta para nós, pois hoje somos reis e sacerdotes.
Precisamos ser servos do sangue, apresentar-nos sempre confiados na justiça de Cristo e devemos agir em fé como sacerdotes. Nesse contexto, o louvor e a adoração certamente terão um grande impacto. O resultado disso é que teremos o favor e a bênção da presença do Senhor entre nós.
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com