03/06 A 08/06 DE 2024.
Publicado em 28/05/2024
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. O diabo lhe disse: Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão. Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem. O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu. Jesus respondeu: Está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto. O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para lhe guardarem; com as mãos eles os segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Jesus respondeu: Dito está: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus. Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna (Lucas 4:1-13).
A ida de Jesus ao deserto foi uma atitude de obediência. Mas, em um momento de vulnerabilidade e fraqueza física, o diabo encontrou uma oportunidade de afastá-Lo de Seus propósitos. Ofereceu-lhe alternativas de atuação que, à primeira vista, se alinhavam com os objetivos de Jesus. Apesar de bastante atrativas, o Senhor foi capaz de escapar da armadilha.
Ele identificou os erros na argumentação do diabo baseando-se em trechos das Escrituras que havia memorizado não apenas os tinha na ponta da língua, mas pôde relacioná-los com o mundo à sua volta e às situações que vivia. Hoje, muitos têm a Palavra de Deus, a Bíblia, em seus smartphones, e podemos encontrar um versículo que está no fundo da memória digitando umas poucas palavras no aplicativo. Temos fácil acesso aos textos, mas sabemos aplicá-los? Talvez esta facilidade dos dias atuais abra até mais margem para erros. Mesmo uma simples citação bíblica não garante uma boa interpretação: observe que até Satanás emprestou a expressão "está escrito" ao tentar colocar em dúvida inclusive a filiação divina de Jesus. Afinal, não parecia incoerente vê-lo naquela situação?
Assim como dificuldades e tentações fizeram parte da vida de Jesus, também fazem parte da nossa. Entre nossa expectativa de socorro e a resposta de Deus, podem aparecer atalhos que são tão atraentes quanto errados. Por isso, ao encontrar situações de perigo, podemos entrar no Lugar de descanso, Jesus, aprender com Cristo a vencê-las e usar o conteúdo das Escrituras dentro do seu devido contexto e confiar que a providência de Deus virá no momento apropriado.
1) Você tem buscando esse lugar de descanso, que é o próprio Cristo, para vencer as batalhas e tentações que surgem?
2) 2 Timóteo 2:15 diz que precisamos manejar, ter conhecimento, da Palavra, para sermos obreiros aprovados. O que você acha do seu conhecimento da Bíblia?
3) Qual atitude prática tomaremos, para melhorarmos?
Final: A Palavra de Deus é ferramenta essencial para combater a tentação, mas só se for usada corretamente.
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com