CULTO DO DOMINGO 19/05/2024.
Publicado em 14/05/2024
O Senhor tem colocado tudo o que Ele é e tudo o que Ele tem disponível para nós por meio da oração. A oração é algo tão importante diante de Deus que Ele não fará nada até que oremos. A falta de oração restringe o céu, mas a oração libera o plano de Deus sobre a terra.
Deus nos criou com liberdade de escolha, portanto não podemos ser abençoados de maneira forçada. É como se o Senhor nos dissesse: "Tenho todas estas bênçãos para lhe dar: saúde, salvação, sucesso, sabedoria, mas preciso de uma resposta da sua parte, você precisa consentir, concordar em receber todas essas bênçãos. Eu não posso abençoá-lo contrariando sua liberdade de escolha".
Oração nada mais é do que o coração aberto, a mente aberta e as mãos abertas para receber. Não trazemos nada para Deus, mas recebemos tudo da Sua mão. Deus não pode abençoar alguém que está com a mente fechada, o coração fechado e as mãos fechadas. Não adianta dizer coisas como: "Se Deus quer me abençoar, Ele vai me abençoar de qualquer jeito". Deus não pode fazer isso. Você precisa dar a Ele a liberdade para fazê-lo. Fazemos isso quando oramos.
A promessa da Palavra de Deus é que tudo o que pedirmos em oração receberemos. O Senhor coloca três níveis diferentes de oração: pedir, buscar e bater. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra, e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. (Mateus 7:7-8).
Todo o que pede recebe. O primeiro nível de oração é o pedir. A petição é como se fosse o átrio da jornada na oração. Sabemos que o templo tinha três partes: o átrio, o lugar santo e o santo dos santos. A petição é como o átrio, a entrada na presença de Deus. Esse é o nível em que apresentamos diante de Deus nossos pedidos (Filipenses 4:6).
Quando você pedir, seja específico sobre o que quer receber. Algumas vezes, apenas pedimos a bênção de Deus. Mas qual bênção? O Espírito Santo é um cavalheiro. Ele não responde a perguntas que não foram feitas, não atende se não foi solicitado, não se manifesta se não é desejado e não concede o que não foi pedido. Se você quer ser abençoado, diga especificamente que bênção você quer receber. E, quando pedir, peça de acordo com a Palavra de Deus. Jesus disse que, se orarmos de acordo com a vontade de Deus, certamente Ele nos ouvirá. E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhes temos feito. (1 João 5:14,15).
Todo o que busca acha. No nível do pedir, apresentamos nossos pedidos a Deus. Entretanto, quando avançamos para o segundo nível, passamos a buscar a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6). O Senhor é o galardoador dos que o buscam, não é que buscamos apenas a resposta do nosso pedido, nós agora buscamos o próprio Senhor. Quando buscamos o Senhor, Ele nos recompensa com a resposta do nosso pedido em oração.
No original, a expressão "creia que ele existe", na verdade, é "creia que ele é". Quando buscamos o Senhor, precisamos crer que Ele é o Eu Sou. Devemos entender que o Senhor mesmo é a fonte da bênção que pedimos. A petição é um tipo de oração que pode ser feita de forma rápida, mas buscar o Senhor demanda tempo. Nesse nível de oração, nós buscamos o Senhor de todo o nosso coração. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte (Jeremias 29:13-14a). Todos nós sempre começamos pedindo, mas precisamos avançar para o nível de buscar o Senhor.
A oração também é um importante elemento para destruir as obras e os planos do inimigo. Somente quando oramos é que o inimigo recua. O diabo vai continuar atacando até que oremos. Essa é a razão pela qual ele procura nos impedir de orar, porque o seu alvo é nos manter debaixo de jugos espirituais. No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim (Salmo 56:9). Esse é o motivo por que muitos experimentam derrota diante de ataques espirituais, eles simplesmente não oram. Não experimentam vitória porque não oram. Quando oramos, atraímos a presença do Senhor, mas, quando deixamos de orar, permitimos a entrada do inimigo.
A oração libera o poder do Espírito. O poder nos é concedido enquanto oramos. Os discípulos permaneceram em oração até que foram cheios do Espírito Santo. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele (Atos 1:14) / Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar (Atos 2:1-4).
Para todo o que bate, a porta se abrirá. O terceiro nível é bater à porta. Esse nível de oração é a intercessão. Esse é o nível mais profundo, mas são poucos os que entram nele. Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve (Isaías 59:16). O próprio Senhor ficou maravilhado de que não houvesse nenhum intercessor disposto a orar. Você está disposto a clamar para que a condição espiritual da sua casa seja mudada?
Em Lucas 18:1-8, o Senhor conta a parábola do juiz iníquo para nos mostrar o poder de bater à porta incessantemente. Interceder é bater à porta. Aquela mulher tinha uma causa e ela a levou ao juiz. Aquele juiz não temia a Deus e não quis atendê-la, mas, por fim, ele julgou a sua causa para que ela parasse de importuná-lo. Ela não desistiu, mas continuou batendo à porta até que ela se abriu.
Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? (Lucas 18:7-8). Observe que o Senhor Jesus disse que Deus fará justiça aos seus escolhidos que clamam a Ele de dia e de noite. Isso é interceder, bater à porta, é orar de dia e de noite.
A intercessão requer busca e perseverança. Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o Senhor, não descanseis, nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra (Isaías 62:6-7). Precisamos chegar ao ponto de dizer: "Senhor, não lhe darei descanso até que o Senhor me use. Não lhe darei descanso até que mude meu ministério". A promessa do Senhor Jesus é que, se batermos, a porta se abrirá. Lembre-se de que esse bater é como o daquela viúva diante do juiz. Ela batia de dia e de noite.
O plano de Deus somente pode ser cumprido por meio da oração. Uma vez que entendemos o que Deus quer fazer, precisamos então orar e interceder para que isso se cumpra. É verdade que nem sempre compreendemos o que está acontecendo no mundo espiritual, mas é exatamente por isso que temos de orar com mais intensidade. A promessa do Senhor é que Ele vai nos revelar as coisas ocultas e misteriosas que não sabemos. Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes (Jeremias 33:3).
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com