CULTO DO DOMINGO 12/05/2024.
Publicado em 08/05/2024
Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus. Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra. Então o anjo a deixou. Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judeia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse! (Lucas 1:36-45)
Vemos neste texto duas mulheres bem diferentes: Maria e Isabel. Esta tinha idade avançada (Lucas 1:7) e Maria uma jovem de aproximadamente 16 anos. Isabel era casada com o sacerdote Zacarias e tinha o sonho de ser mãe embora fosse estéril. Já Maria ainda era solteira e talvez nem pensasse nisso.
Como descrever a dádiva de ser mãe? No encontro destas duas mulheres às vésperas de serem mães, vamos aprender um pouco sobre ser mãe e suas características baseado em (Lucas 1:36-45): 1) Mãe é esforçada: v.39. Maria teve que subir as altas montanhas de Judá para ir à casa de Isabel. Naquela região quando se fala em altas montanhas, são altas mesmo e de difícil acesso. Por isso ela teve que se esforçar para isso. Uma mãe faz tudo por seu filho, dá o melhor que tem e tira de si própria para agradar um filho.
2) Mãe é educadora: v.40. Maria saudou Isabel. Isso mostra sua educação. O tempo todo a mãe educa seus filhos. Quando um jovem pergunta o que é a ‘consciência’, às vezes digo: ‘é a voz de sua mãe falando bem baixinho o que deve fazer quando está prestes a errar’. Sempre lembramos das coisas que nossas mães nos ensinam.
3) Mãe é temente a Deus: v.41. Só de ouvir Maria saudando-a, Isabel tremeu sentindo o Espírito Santo, porque era temente a Deus. Toda mulher testemunha da mudança em seu coração e sua vida depois que teve um filho. Porque através deste milagre que é ser mãe aprende muito a temer diante da presença do Senhor. As experiências dolorosas da vida e a dependência de Deus para com o cuidado dos filhos fazem da mãe uma pessoa mais temente a Deus.
4) Mãe é abençoadora: v.42. Isabel abençoou Maria com palavras abençoadas. Da mesma forma, toda mãe sabe abençoar seus filhos e desejar o melhor para eles. Que de seus lábios saiam palavras de vida!
5) Mãe é respeito: v.43. Isabel manifestou respeito à pessoa de Jesus chamando-o de Senhor. Toda mãe ensina o respeito a seus filhos e é digna de ser respeitada.
6) Mãe é alegria: v.44. Isabel sentiu alegria ao receber Maria. Uma mulher ao ser mãe paga um preço muito alto, mas tem alegrias que ninguém mais tem. Como sentir gerar o filho dentro de si, ver a criança crescer, se formar e principalmente quando é um servo de Deus. Filhos: deem alegria para suas mães!
7) Mãe tem promessas de Deus: v.44. Isabel confirmou a Maria que as promessas feitas pelo Senhor se cumpririam em sua vida. Para as mães Deus tem promessas especiais baseadas nas orações que foram feitas desde que a criança foi gerada em seu ventre. Deus tem promessas para as Mães!!!
Conclusão: Para as mães deixamos esta mensagem do que aprendemos com elas a cada dia! Parabéns a todas as mães!
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com