O ESPÍRITO DE MODERAÇÃO

CULTO DO DOMINGO 17/03/2024.
Publicado em 15/03/2024

Nada intimida mais do que a ignorância. A ignorância é a falta de conhecimento. O valor do conhecimento é mencionado muitas vezes nas Escrituras. Provérbios 24:5 diz: Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto. E Provérbios 11:9 nos lembra que: Os justos são libertados pelo conhecimento. O conhecimento nos dá a força que precisamos para escapar da armadilha da intimidação.

Precisamos entender que há um conhecimento natural e um conhecimento espiritual. O conhecimento espiritual e a sabedoria espiritual ultrapassam o conhecimento natural e a sabedoria natural. 

Em 2 Timóteo 1:6-7, o apóstolo Paulo menciona a Timóteo três elementos-chave necessários para vencer o medo (a intimidação): amor, poder e moderação. Este capítulo abrange o último elemento, o espírito de moderação, que podemos entender como uma "mente equilibrada".

O que é moderação? Ter uma "mente equilibrada" seria o mesmo que ter conhecimento das Escrituras? Os discípulos eram considerados pescadores ignorantes, mas o grupo mais instruído de Israel, os membros do sinédrio, ficaram perplexos com a sabedoria e a ousadia deles. Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se, e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (Atos 4:13). De imediato, podemos concluir que o espírito de moderação, uma mente equilibrada, não nasce da sabedoria natural ou do treinamento especial nas Escrituras.

Conhecimento Revelado.  A moderação vem do conhecimento da mente de Cristo. O conhecimento das Escrituras por si só não significa conhecer a mente de Cristo. Aprendemos que: …a letra mata, mas o Espírito vivifica (2 Coríntios 3:6).

Os fariseus possuíam um grande conhecimento das Escrituras, mas não conheciam a Deus; portanto, o ministério deles gerava morte. Ele arrancava e afastava as pessoas do coração de Deus em vez de atraí-las a Ele. Precisamos conhecer o Senhor da Bíblia para saber o que está procedendo da Sua boca hoje (Mateus 4:4). 

Você pode perguntar então: "De que servem as Escrituras?"  Elas são o padrão que usamos para confirmar que ouvimos o Espírito de Deus. O Espírito Santo nunca falará algo contrário às Escrituras. Mas podemos ficar travados quando limitamos o que o Espírito Santo pode dizer ou fazer ao que se encaixa na nossa compreensão mental das Escrituras. Este foi o erro dos fariseus.

Conhecer o Capítulo e o Versículo Não Basta. Os fariseus Eles haviam buscado nas Escrituras e estavam ansiosamente aguardando o Messias. Entretanto, eles O aguardavam de acordo com a compreensão mental que tinham das Escrituras. (Isaías 9:6-7).

Eles achavam que o Messias estabeleceria o Seu reino terreno, libertaria-os da opressão romana e se sentaria no trono de Davi. Então, quando Jesus veio como um carpinteiro de Nazaré da Galiléia, acompanhado por discípulos que consistiam de pescadores ignorantes e coletores de impostos, eles se escandalizaram. 

Revelado pelo Espírito. Um homem chamado Simeão também estava buscando o Messias. ...homem este justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o Teu servo, porque os meus olhos já viram a Tua salvação ...E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que Dele se dizia (Lucas 2:25-30;33). Observe que Simeão não descobriu que o Messias estava chegando ao ler um livro intitulado "101 Razões pelas Quais o Messias Virá Por Volta do Ano 4 A.C"! Ele não recebeu esta informação estudando as Escrituras. Pela revelação do Espírito Santo, ele sabia que o Messias estava vindo. Ele foi ao templo sob a direção e orientação do Espírito Santo!

Será que fizemos com o Novo Testamento o que os fariseus fizeram com o Antigo? Será que limitamos o nosso conhecimento de Deus à nossa doutrina e ao nosso conhecimento das Escrituras, até mesmo nas igrejas que crêem nos dons do Espírito Santo? A doutrina não estabelece o nosso relacionamento com Deus; ela apenas o define! Quando eu disse "Sim" em meu casamento, não me deram um manual! Eu iniciei um relacionamento pessoal com minha esposa. E então, devemos parar de ler nossas Bíblias? É claro que não! Mas talvez precisemos lê-las de forma diferente. Uma mente equilibrada sabe o que Deus está dizendo e fazendo no exato instante. Somente o Espírito de Deus pode revelar isto.

Ele fala com autoridade. Os Evangelhos relatam em diversas ocasiões como Jesus falava com autoridade. Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de Si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz (João 5:19). Ele detinha autoridade que fazia as pessoas se maravilharem, Isto porque Ele só falava e agia segundo o que o Espírito de Deus O conduzia. 

Jesus permaneceu na Sua autoridade enquanto os fariseus tentavam intimidá-lo continuamente com suas perguntas religiosas e astutas. Mas por mais esperto que fosse o laço que tentavam armar para Ele, Jesus sempre respondia pelo Espírito Santo, quebrando o poder da intimidação deles.

Assim como o Pai Me Enviou… Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio (João 20:21). Devemos viver, falar e agir como Ele. A razão pela qual alguns não falam, ensinam ou pregam com autoridade, é porque estudam uma mensagem da Bíblia, depois relacionam o seu entendimento mental dessas escrituras. Eles falam do que Deus disse e fez em vez de falarem do que Ele está dizendo e fazendo! Somente quando falamos pelo Espírito de Deus é que falamos com autoridade. Porque Ele tem dito: De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei". Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? (Hebreus 13:5-6). Podemos falar com ousadia e autoridade quando sabemos o que Ele está dizendo!

Os Fariseus dos Tempos Modernos. São pessoas que submetem tudo aos seus parâmetros religiosos, rejeitando qualquer pessoa ou qualquer coisa que não se encaixe na sua "caixa de doutrinas". Não estou me referindo a pessoas que fazem perguntas para aprender ou porque não entenderam algo. 

Percebi que essas conversas geralmente podem seguir por uma ou duas direções. Em primeiro lugar, posso entrar em uma discussão mental das Escrituras com eles e me desgastar, principalmente se eles forem bem versados no ponto que estão tentando provar. Eles prevalecerão, e eu ficarei intimidado. Aprendi a não me deixar enredar nesse tipo de coisa!

A outra maneira de responder é contar com o Espírito Santo e falar o que ouço em meu coração. Então a sabedoria de Deus se revela, e os argumentos deles cessam. A sabedoria de Deus sempre terá origem nas Escrituras, mas ela tem a vida, que é inspirada para dentro dela pelo Espírito Santo. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais... Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:13,15-16). O homem que tem a mente de Cristo não pode ser julgado ou intimidado! 

Senhor, o que devo fazer? Muitas vezes enfrentamos situações que poderiam nos paralisar e nos tornar incapazes de concluir o que Deus colocou diante de nós, se não tivéssemos a mente de Cristo. A palavra de Deus, que Ele nos fala pelo Seu Espírito, nos dá ousadia para quebrar o poder da intimidação liberada contra nós. Esse é o poder de uma mente equilibrada e de um espírito de moderação.



Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.