PROSSIGA PARA O ALVO

CULTO DO DOMINGO 24/03/2024.
Publicado em 18/03/2024

O que o homem considera insignificante, Deus usa para realizar o impossível. Neemias era um judeu que vivia no tempo em que Israel estava no cativeiro. Vários anos antes, os babilônios haviam chegado e destruído Jerusalém completamente. Eles mataram ou levaram cativos a maioria dos seus habitantes. As muralhas foram queimadas ou derrubadas, a cidade foi deixada em ruínas.

Deus havia colocado no coração de Neemias o desejo de voltar a Jerusalém e reconstruir as muralhas e a cidade. Neemias havia servido ao rei estrangeiro fielmente e havia conquistado o favor do rei. O rei concedeu a ele permissão para partir e cumprir tudo o que Deus havia colocado em seu coração. Neemias partiu imediatamente para Jerusalém e reuniu o remanescente de Israel, encorajando-os a restaurar tudo que o inimigo havia destruído.

Eles estavam enfrentando uma tremenda resistência. Três oficiais locais chamados Sambalate, Tobias e Gesém não queriam que os muros fossem reconstruídos. Eles se opunham à prosperidade de Israel. Eles estavam determinados a paralisar Neemias e o remanescente de Deus, e armaram todo tipo de planos para intimidá-los.

Quando esses líderes tomaram conhecimento de seus planos, Neemias contou: …eles zombaram de nós e nos desprezaram… (Neemias 2:19). Eles não apenas tentaram desencorajar Neemias e seus homens, como também tentaram fazer com que eles parecessem tolos aos olhos do povo. Eles zombaram deles com declarações depreciativas. Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra (Neemias 4:3).

Muitas vezes as pessoas tentam nos intimidar rindo de nós ou fazendo pouco do que estamos fazendo. Elas podem zombar de você e questionar a sua capacidade de realizar tudo o que Deus colocou em seu coração. Elas podem fazer isso na sua frente, ou podem semear perguntas e zombaria no meio de outras pessoas. Ou talvez não seja uma pessoa ou um grupo que resista a você, mas você pode estar lutando contra a sua própria mente, enquanto ela é bombardeada com pensamentos do tipo: O que as pessoas vão pensar? Será que elas vão rir de mim? Será que vou fracassar?

Nesta situação, é importante sabermos o que Deus nos instruiu a fazer, lembrando que Ele "escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes" (1 Coríntios 1:27). O que o homem considera insignificante, Deus usa para realizar o impossível. Então, Ele recebe toda a glória!

Neemias jejuou e orou até ter a mente do Senhor. Assim ele pôde refutar com ousadia os seus adversários. "O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, Seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém" (Neemias 2:20).

Quando perceberam que não podiam impedir Neemias, e que os israelitas estavam avançando na sua obra, eles ficaram enfurecidos. Eles não estavam mais rindo, porque já não era mais engraçado. Eles planejaram confundir todo o projeto atacando a cidade (Neemias 4:7-8). A ira é outra arma de intimidação. Ela será exercida contra você para paralisá-lo ou detê-lo. Dessa ira podem vir ameaças flagrantes ou sutis. Esta distração é uma arma muito eficaz de intimidação. Observei muitas vezes as pessoas recuarem do que sabiam ser certo ou do que deveriam fazer, a fim de evitar a ira dos outros. Elas abriam concessões especiais para manter uma falsa paz.

Pressão por dentro e por fora. Neemias não teve de enfrentar apenas este ataque dos estrangeiros pagãos, mas também teve problemas que surgiram entre os seus próprios homens com relação às condições que todos eles enfrentavam. Muitas vezes, quando Deus nos convoca, enfrentamos resistência e oposição vindas de dentro e de fora.

Os homens de Neemias estavam ficando cansados. Eles estavam enfrentando tantos escombros que aquilo estava impedindo o progresso deles (Neemias 4:10). Também havia outro problema. Os trabalhadores ricos estavam pressionando financeiramente as famílias que estavam em débito, cobrando grandes somas de juros sobre os campos que essas famílias cultivavam (Neemias 5:1-8). Isto desanimou os homens cujas famílias estavam sofrendo. Estes problemas internos tornaram ainda mais difícil resistir à coerção e ao desânimo por parte dos inimigos deles.

Permaneça firme e focado. Tão logo Neemias lidou com os problemas internos entre seus homens, outra onda de intimidação atingiu-o. Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos nas aldeias, no vale de Ono. Porém, intentavam fazer-me mal. Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta (Neemias 6:2-4). Sambalate e Gesém insistiram, tentando distrair Neemias. Mas Neemias permaneceu firme, concentrado no que Deus lhe havia ordenado fazer. Ele não se deixaria deter da sua missão.

O inimigo quer nos desviar para nos tornar ineficazes no nosso trabalho. Satanás não tentará isto apenas uma vez. Ele é persistente. Precisamos ter uma determinação mais forte do que ele. É por isso que a Bíblia diz que devemos "resistir-lhe, firmes na fé" (1 Pedro 5:9). A palavra firme significa "forte e imóvel". 

Rompendo a Resistência. A tenacidade de Neemias é um exemplo clássico do que os crentes são exortados a fazer: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus (Filipenses 3:12) A palavra chave é prossigo, que no original significa "avançar energicamente apesar das dificuldades". Se Paulo disse por meio do Espírito Santo, "avanço energicamente apesar das dificuldades", então, como no caso de Neemias, vemos que ele enfrentou resistências com frequência. Nós não tropeçamos na resistência, ao contrário, precisamos avançar contra ela. Paulo prosseguiu dizendo: Apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14 KJV.

Seja forte! Depois que Paulo exortou Timóteo para avivar o dom de Deus, ele rapidamente acrescentou: "Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus" (2 Timóteo 2:1). Para avançar e vencer a intimidação, precisamos ser fortes.

Do mesmo modo, Paulo advertiu a igreja de Corinto: Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos (1 Coríntios 16:13). Um crente corajoso enfrenta situações difíceis sem recuar diante delas. Deus encorajou Josué não uma vez, mas sete vezes, para ser forte e ter bom ânimo! Tão-somente sê forte e mui corajoso, para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares (Josué 1:7).

Quebrando as cadeias da intimidação. É importante entender que Deus não se agrada dos covardes. Sabemos que: O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele Me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte (Apocalipse 21:7-8). A palavra covarde significa "alguém que demonstra um medo desprezível diante da dor ou do perigo". Não é sério saber que Deus inclui os covardes no mesmo grupo dos assassinos e dos sexualmente imorais? No entanto, nós nos desculpamos, afirmando que o comportamento covarde é uma fraqueza.

Na verdade, a covardia vem da incredulidade. E a incredulidade custou aos filhos de Israel a vida deles. Eles nunca entraram na terra prometida. Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade (Hebreus 3:19). Hoje não é diferente. Um covarde não conquista. Ele não receberá aquilo que é prometido. O Senhor nos exortou com firmeza através do apóstolo Paulo: Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes... e que em nada estais intimidados pelos adversários (Filipenses 1:27-28). 

Permaneça firme e não permita que os seus adversários o aterrorizem. Seja corajoso, forte e bravo, pronto para enfrentar e lidar com qualquer oposição em vez de recuar diante dela! 

Guarde a pureza do seu coração e permaneça na sua posição de autoridade como filho e servo de Deus. Então, você poderá declarar com ousadia: O Senhor é o meu ajudador; não temerei. Que me poderá fazer o homem?

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL

Siga-nos

© PIBI - SHALOM INDAIAL ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.