18/03 A 23/03 DE 2024.
Publicado em 13/03/2024
Inclina os teus ouvidos, Ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado (Salmo 86:1).
O Salmo 86 é uma oração sincera: seu autor está tão aflito que pede ao Senhor algo como uma audiência, solicitando a atenção divina. Ele precisa de resposta urgente e ajuda, pois os inimigos ameaçam sua vida. Num mundo onde infelizmente impera a violência, hoje este pedido também é muito justificável: precisamos ter fé em Deus para superar o medo e a falta de segurança em nosso dia a dia.
O salmista clama por proteção diante dos perigos que o rodeavam, ao mesmo tempo em que confessa sua confiança em Deus. Esta é baseada na misericórdia divina: não poderia haver alguém melhor para ajudá-lo. É bom lembrar que o poeta, seja Davi ou outra pessoa que tenha escrito este Salmo, certamente viveu antes da maior demonstração do amor divino. Esta foi revelada no Calvário, com a morte de Cristo, o próprio Filho de Deus, em favor da humanidade. Quem vive com o Senhor pode enfrentar muitos perigos, mas tem esta grande alegria e a prova da graça divina em relação aos seus filhos.
A oração feita pelo salmista demonstra que ele é uma criatura dependente de Deus. Ele reconhece a si mesmo como pecador (alguém que desagrada a Deus), pobre e humilde, que não tem o que oferecer, pois suas mãos estão vazias. Deus, ao contrário, é rico em graça, bondade e perdão. Quem pede algo a Ele com esta atitude pode ter certeza que a resposta glorificará somente ao Senhor. A oração é uma busca preciosa de quem é pobre e necessitado, não das riquezas materiais, mas da graça, misericórdia e proteção divinas.
É como o salmista que você tem orado ao Senhor? Ou sua petição é uma cobrança arrogante de que Deus aja em sua vida solucionando seus problemas? Precisamos que Deus nos ensine a cada dia o Seu caminho e nos ajude a sermos fiéis a Ele, buscando-O da forma correta, e não de acordo com nossa vontade!
Perguntas: 1) Como está o seu tempo de oração e meditação na Palavra?
2) Caso esteja bem, o que você fez para conseguir? Caso não esteja, qual tem sido seu maior empecilho?
3) O que você vai fazer para melhorar sua condição atual?
Final: A oração é uma preciosa busca não apenas por respostas, mas por um relacionamento correto com o Senhor.
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com