26/02 Á 02/03 DE 2024.
Publicado em 20/02/2024
No sétimo ano do reinado de Jeú, Joás começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia; ela era de Berseba. Joás fez o que o Senhor aprova durante todos os anos em que o sacerdote Joiada o orientou. Contudo, os altares idólatras não foram derrubados; o povo continuava a oferecer sacrifícios e a queimar incenso neles. Joás ordenou aos sacerdotes: Reúnam toda a prata trazida como dádivas sagradas ao templo do Senhor: a prata recolhida no recenseamento, a prata recebida de votos pessoais e a que foi trazida voluntariamente ao templo. Cada sacerdote recolha a prata de um dos tesoureiros para que seja usada na reforma do templo. Contudo, no vigésimo terceiro ano do reinado de Joás, os sacerdotes ainda não tinham feito as reformas. Por isso, o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os outros sacerdotes e lhes perguntou: Por que vocês não estão fazendo as reformas no templo? Não recolham mais prata com seus tesoureiros, mas deixem-na para as reformas. Os sacerdotes concordaram em não mais receber nenhuma prata do povo e em não serem mais os encarregados dessas reformas. Então o sacerdote Joiada pegou uma caixa, fez um furo na tampa e colocou-a ao lado do altar, à direita de quem entra no templo do Senhor. Os sacerdotes que guardavam a entrada colocavam na caixa toda a prata trazida ao templo do Senhor. Sempre que havia uma grande quantidade de prata na caixa, o secretário real e o sumo sacerdote vinham, pesavam a prata trazida ao templo do Senhor e a colocavam em sacolas. Depois de pesada, entregavam a prata aos supervisores do trabalho no templo. Assim pagavam aqueles que trabalhavam no templo do Senhor: os carpinteiros e construtores, os pedreiros e cortadores de pedras. Também compravam madeira e pedras lavradas para os consertos no templo do Senhor e cobriam todas as outras despesas (2 Reis 12:1-12)
Joás foi rei de Judá entre os anos de 835 a 796 a.C. Sua história é de tirar o fôlego. Foi salvo milagrosamente quando bebê. Joiada, um sacerdote temente a Deus, acolheu-o no templo quando sua esposa, Jeoseba (tia de Joás), o escondeu para que não fosse morto pela cruel rainha Atalia. Cresceu ali, na casa do Senhor (2 Reis 11:1-3). Como único remanescente da dinastia de Davi, a quem Deus dera a promessa de que esta não cessaria no trono de Judá, tornou-se rei aos sete anos de idade (2 Reis 11:21). Joiada o orientava e influenciou-o a agir de modo agradável a Deus, como vemos no texto de hoje. No entanto, quando Joiada morreu, tudo mudou. Em 2 Crônicas 24:17-22 vemos que: 1) Joás deixou o templo de lado e juntamente com o povo passou a servir a ídolos; 2) não deu ouvidos aos profetas que Deus lhe enviou e 3) mandou matar Zacarias, filho do sacerdote Joiada, que veio exortá-lo em nome do Senhor. Nisso constatamos que sua fé era falsa. Enquanto Joiada vivia, o rei agiu como se também servisse a Deus. Na verdade, penso que só estava agradando àquele a quem devia a sua própria vida. Tão logo este morreu, abandonou o Deus verdadeiro. Eu me pergunto: será que em algum momento ele reconheceu que precisava do Senhor em sua vida? Parece que não, e esta foi sua tragédia (2 Crônicas 24:23-26).
John Piper afirmou: "Existe uma fé fingida que quer apenas escapar do inferno, mas não deseja Cristo. Isso não salva". Qualquer pessoa pode fazer de conta que crê, mas se não vive integralmente com Jesus, não importa o que faça por ele ou que conviva com pessoas fiéis: seu fim será a perdição eterna. Sua história só mudará se confessar seus atos e pensamentos que desagradam a Deus, pedir perdão e entregar sua vida ao Senhor. É o que a Bíblia chama de "conversão". Seu resultado é vida nova aqui e eterna com Deus no Céu!
Perguntas: 1) Conte um pouco sobre a sua experiência de conversão.
2) Qual, hoje, seria seu maior entrave, dificuldade, em sua caminhada com Cristo?
3) O que você vai fazer para melhorar?
Final: Fé verdadeira é aquela colocada integralmente em Jesus e vivida todos os dias! Joás fez o que o Senhor aprova durante todos os anos em que o sacerdote Joiada o orientou (2 Reis 12:2).
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com