12/02 A 17/02 DE 2024.
Publicado em 07/02/2024
Toda a comunidade dos israelitas reuniu-se em Siló e ali armou a Tenda do Encontro. A terra foi dominada por eles; mas, sete tribos ainda não tinham recebido a sua herança. Então Josué disse aos israelitas: "Até quando vocês vão negligenciar a posse da terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, lhes deu? Escolham três homens de cada tribo, e eu os enviarei. Eles vão examinar a terra e mapeá-la, conforme a herança de cada tribo. Depois voltarão a mim. Dividam a terra em sete partes. Judá ficará em seu território ao sul, e a tribo de José em seu território ao norte. Depois que fizerem um mapa das sete partes da terra, tragam-no para mim, e eu farei sorteio para vocês na presença do Senhor, do nosso Deus. Mas os levitas nada receberão entre vocês, pois o sacerdócio do Senhor é a herança deles. Gade, Rúben e a metade da tribo de Manassés já receberam a sua herança no lado leste do Jordão, dada a eles por Moisés, servo do Senhor. Quando os homens estavam de partida para mapear a terra, Josué os instruiu: Vão examinar a terra e façam uma descrição dela. Depois voltem, e eu farei um sorteio para vocês aqui em Siló, na presença do Senhor. Os homens partiram e percorreram a terra. Descreveram-na num rolo, cidade por cidade, em sete partes, e retornaram a Josué, ao acampamento de Siló. Josué fez então um sorteio para eles em Siló, na presença do Senhor, e ali distribuiu a terra aos israelitas, conforme a porção devida a cada tribo (Josué 18:1-10)
A ordem era fazer um mapa da terra para distribuí-la entre as sete tribos de Israel que ainda não tinham um lugar definido para morar. Cada uma tinha direito ao seu próprio território. Para fazer um bom mapa, usa-se matemática, geografia e várias outras ciências. Não é trabalho para uma pessoa fazer sozinha. Afinal, essa separação de terras também tinha um outro significado: era o cumprimento de uma promessa de Deus, e por isso precisava ser justa. Por isso, Josué encarregou um grupo maior de fazer o trabalho, e ele mesmo supervisionaria o sorteio.
Qualquer divisão de bens ou valores pode deixar as emoções à flor da pele. Dependendo da situação, há fatores que fogem à mera matemática: impacto na economia, preferências pessoais, necessidades específicas. Não poucas vezes, a partiIha termina nos tribunais ou na delegacia. As consequências podem incluir desunião, vingança, depressão, raiva, frustração. Mas o que leva adultos a brigarem como crianças quando se trata de dinheiro, herança e família? Não são todos iguais, dignos das mesmas porções no mapa, por assim dizer? No entanto, o egoísmo natural do ser humano o leva a pensar apenas em seus próprios direitos. E então é preciso advogados para fazer a partilha, testemunhas, medições sem fim, marcos e cercas…
Quando veio para a terra como ser humano, Jesus propôs uma postura nova, bem diferente: colocar o bem do próximo acima dos próprios interesses! E ele foi o exemplo mais perfeito de alguém que abre mão de seus direitos. [Cristo Jesus), embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se (Filipenses 2:6).
Em certa ocasião Jesus disse: Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" (Lucas 12:15). Assim, que tal a ideia de alguém renunciar ao que é seu, para evitar brigas? Isso deixará nossos relacionamentos muito diferentes!
Perguntas: 1) Você já teve algum conflito por causa de dinheiro, bens, alguma herança? Como reagiu?
2) Se a culpa foi da outra pessoa, você conseguiu perdoar? Ou se foi culpa sua, pediu perdão?
3) O que você acha que precisa fazer para melhorar com relação a isso?
Final: O amor não diz: 'Dê-me', mas, sim, 'Deixe que eu lhe dê!
86, RUA MASSARANDUBA - INDAIAL 89082480 / SANTA CATARINA - BRASIL
shalomindaialsecretaria@gmail.com